Orlando Mornado deve ganhar no primeiro turno-Foto Ricardo Cassin

Neste domingo (15), os 2 milhões de eleitores do ABC terão de escolher sete entre 59 candidatos ao Executivo para comandarem os sete municípios nos próximos quatro anos. Além disso, definirão também os 142 vereadores para as Câmaras Municipais.

Santo André 

Apesar das nove candidaturas na disputa, as pesquisas apontam ampla vantagem do atual prefeito Paulo Serra (PSDB) para à reeleição. Se os levantamentos forem confirmados, o tucano se reelegerá já no domingo. A dúvida recai sobre a 2ª colocação. A briga está entre Bruno Daniel (Psol) e Bete Siraque (PT). Ailton Lima (PSB) pode surpreender a exemplo de 2016. 

Paulo Serra também deve ganhar no primeiro turno em Santo André- Foto Edmilson Magalhães

São Bernardo

São seis candidatos no tabuleiro, mas as sondagens eleitorais indicam favoritismo do atual prefeito Orlando Morando (PSDB) para confirmar à reeleição já no domingo. O ex-prefeito Luiz Marinho (PT) tem o segundo lugar encaminhado. A dúvida recai sobre qual será o desempenho de Rafael Demarchi (PSL).

São Caetano 

As pesquisas indicam o favoritismo do atual prefeito José de Auricchio Junior (PSDB). Porém, com a candidatura dele indeferida com recurso, o resultado ainda deverá extrapolar a data de domingo, em caso de reeleição do tucano. Ele precisará obter recurso para conseguir o registro da candidatura e, consequentemente, ser diplomado e empossado.

Diadema 

A única certeza é que o ex-prefeito José de Filippi Junior (PT) está na liderança, segundo as pesquisas. Porém, se houver segundo turno, a disputa promete ser voto a voto. Neste momento, Dr. Ricardo Yoshio (PSDB) e o governista Pretinho (DEM) são as maiores apostas.

Mauá

Cidade com o resultado mais indefinido e disputado. Segundo as pesquisas, o atual prefeito Atila Jacomussi (PSB) tem o caminho pavimentado para o ingresso no segundo turno. Resta saber se contra Marcelo Oliveira (PT) ou Juiz João (PSD). Uma outra parte ainda defende uma surpresa. Em se tratando de Mauá, tudo pode acontecer. 

Ribeirão Pires

Aqui, a exemplo de São Caetano, a disputa caminha para extrapolar o dia da eleição. Isso porque os dois primeiros colocados, Clóvis Volpi (PL) e Kiko Teixeira (PSDB), respectivamente, dependem da apreciação de recursos para confirmarem os registros de candidaturas.

Rio Grande da Serra 

Nome que terminou em 2° lugar nas duas últimas eleições, Claudinho da Geladeira (Podemos) está na dianteira. O vereador Akira Auriani (PSB) e a governista Professora Marilza (PSD) estão no retrovisor. Disputa também pode apresentar surpresas no domingo. A conferir!