O programa de oficinas culturais “Pontos MIS”, uma parceria entre a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, por meio do Museu da Imagem e do Som, e a Secretaria de Municipal de Cultura de São Caetano do Sul (Secult), apresenta: Introdução à Linguagem Fotográfica “Mulheres na Fotografia: Dayanita Singh”, com Melissa Szymanski.

O curso será ministrado nos dias 17 (segunda-feira), das 19h às 21h, e 20 de maio (quinta-feira), das 14h às 16h, por meio da plataforma Zoom. O número de vagas é limitado a 10 alunos por dia de curso. O público-alvo são pessoas interessadas em artes visuais, fotografia e estética.

Para participar, é recomendado ser maior de 16 anos e enviar para o e-mail cultura@saocaetanodosul.sp.gov.br os seguintes dados: nome completo, idade, CPF, e-mail, telefone e endereço completo. Não é preciso ter aparelho fotográfico. O link de acesso à aula será enviado ao interessado no e-mail informado, assim como o certificado. Será dada prioridade aos primeiros dez munícipes inscritos para cada data.

Com duração de duas horas, a oficina “Mulheres na Fotografia: Dayanita Singh” vai mostrar as peculiaridades da trajetória da fotógrafa: como cria e interpreta a imagem em suas diferentes esferas. Após a parte expositiva, haverá 15 minutos de bate-papo com os participantes para perguntas.

Pontos MIS

O Pontos MIS é um programa de formação e difusão cultural com atuação em todo o estado de São Paulo. As cidades parceiras recebem programação de filmes, oficinas, palestras, exposições e formação em gestão cultural, visando a formação de novos públicos para a cultura e para o cinema.

Dayanita Singh é uma fotógrafa indiana. A publicação é parte significativa da prática da artista. Ela criou vários “objetos-livros” (obras que são simultaneamente livros, objetos de arte, exposições e catálogos). Em decorrência do interesse da artista pelo arquivo, os museus apresentam as suas fotografias como corpos de trabalho interligados e repletos de possibilidades poéticas e narrativas. Seus trabalhos recentes, extraídos de sua extensa obra, são uma série de museus móveis que permitem que as imagens sejam continuamente editadas, sequenciadas, arquivadas e exibidas.

Melissa Szymanski é fotógrafa, formada e pós-graduada pela Faculdade Santa Marcelina. Atuou como docente de Fotografia na FASM, IED – Istituto Europeo di Design, SESC, Centro Universitário Belas Artes. Coordenou o Workshop de Fotografia: Di Cavalcanti, Anita Malfatti e Tarsila do Amaral pela Oficinas Culturais do Estado de São Paulo. É professora na Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo em diversos aparelhos e no MIS – Museu da Imagem e do Som no projeto Pontos MIS. Desenvolve seu trabalho como fotógrafa para agências de modelos, sites e reportagens. Site: www.melissaszymanski.com.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui