A obra Coração de Mulher, entregue nesta terça-feira (25/4) ficará no saguão do Bloco A, onde está localizada a maternidade- Fotos Letícia Teixeira / PMSCS

O Complexo Hospitalar de Clínicas de São Caetano foi uma das dez unidades hospitalares do País selecionadas para receber uma obra de arte, que participou da segunda edição da exposição Siga seu Coração, do Instituto Lado a Lado pela Vida. A obra Coração de Mulher, entregue nesta terça-feira (25/4) ficará no saguão do Bloco A, onde está localizada a maternidade.

O protótipo da obra, que tem 1,70 de altura, 2 metros de comprimento e pesa 80 quilos, foi criado pelo diretor artístico Anselmo Oliveira Jr. e pintada pela artista Clara Leff. A secretária de Saúde, Regina Maura Zetone, assinou o termo de doação do Instituto Lado a Lado pela Vida. “É um lindo trabalho. Escolhemos o saguão da maternidade por ser um espaço de amor, sensibilidade e ligação com a vida.”

Secretária da Saúde, Regina Maura Zetone assina o termo de doação

A entrega da obra foi realizada pela diretora institucional do Instituto Lado a Lado, Denise Blaques. “A obra faz parte da 2ª edição da exposição Siga seu Coração, campanha realizada pelo Instituto para abordar a importância dos cuidados com coração e a atenção às doenças cardiovasculares. Em 2014, lançamos uma campanha de cuidados com o coração e, desde então, trabalhamos com ações de orientação sobre as doenças cardiovasculares”, explicou.

Foram selecionados dez artistas e cada um recebeu um tema para fazer as intervenções na obra.  Clara Leff é a artista responsável pela obra doada à São Caetano. Ela tem 24 anos e trabalha com grafite, live-painting, tela e ilustrações. “Cuidar de si em primeiro lugar. Se amar, se abraçar, se aconchegar. Carregar a luz em seu coração”, foram inspirações de Clara  ao desenvolver o projeto.

Desde 2008, o Instituto Lado a Lado pela Vida tem a missão de conscientizar e informar toda a população brasileira sobre saúde, estimulando mudança de hábitos e promovendo a adoção de estilo de vida saudável. Se dedica a duas principais causas de mortalidade no Brasil: câncer e doenças cardiovasculares.