Patrulhamento náutico apreendeu também cerca de 30 quilos de lambari capturados irregularmente- Fotos Divulgação

A Guarda Ambiental da GCM de São Bernardo do Campo apreendeu, na manhã desta segunda-feira (6), duas embarcações, 954 metros de redes de emalhar e cerca de 30 quilos de lambari capturados irregularmente durante patrulhamento náutico na região do Capivari, na Represa Billings.

Durante a fiscalização, os agentes abordaram duas embarcações e constataram que ambas transportavam quantidade de redes acima do limite permitido pela Instrução Normativa nº 26/2009 do Ibama. Os pescadores informaram que conheciam a legislação e transportavam, ao todo, cerca de 30 quilos de pescado.

Além das embarcações, foram apreendidas as redes utilizadas na atividade irregular. A Guarda Ambiental lavrou autos de inspeção e de infração ambiental, além dos termos de apreensão e depósito, conforme a legislação vigente e o Decreto Municipal nº 23.109/2025.

Segundo o supervisor da Guarda Ambiental, M. Barreiro, a fiscalização permanente é fundamental para proteger a fauna aquática e preservar a Represa Billings. O subinspetor Amador destacou que o patrulhamento diário ajuda a impedir práticas ilegais e a garantir a conservação de um dos principais mananciais da região.

A Guarda Ambiental mantém patrulhamento terrestre e náutico permanente nas áreas de mananciais de São Bernardo. Denúncias de pesca irregular e crimes ambientais podem ser feitas pelo telefone 153, disponível 24 horas por dia.