Depois de apresentar aos brasileiros a GAL, o robô físico de autoatendimento no ano passado, agora a GOL traz uma outra novidade: o robô de telepresença. Em fase de prova de conceito (POC), que segue até dia 09/10, o equipamento desenvolvido em parceria com a Pluginbot permanecerá à disposição dos Clientes para esclarecimentos e apoio em questões que envolvem voos, reservas aéreas e dúvidas específicas sobre o aeroporto.
O novo dispositivo, que também disponibiliza compartilhamento de tela para escanear QR Code após o check-in, é um projeto que visa flexibilizar o atendimento nos aeroportos, trazendo mais segurança aos clientes e colaboradores da Companhia, uma vez que é touchless, ou seja, não exige manuseio, um cuidado a mais em tempos de pandemia.
“Diferentemente da GAL, que responde a perguntas pré-programadas, como num chat automático, o robô de telepresença é capaz de promover um atendimento humanizado, inovador, amigável e objetivo – e sem qualquer contato físico, somente por voz”, afirma Flavia Segura, gerente de TI e GOL Labs.
Funcionalidade
O robô de telepresença possui um tablet acoplado e um software de comunicação, e será comandado em tempo real, à distância, por uma equipe de três pessoas, com revezamento de turnos. Especialmente no dia 02/10, próxima sexta-feira, no período das 9h30 às 11h, um dos atendentes será o presidente da GOL, Paulo Kakinoff, que pilotará remotamente o equipamento alocado no aeroporto de Guarulhos. Esta é também uma grande chance para os clientes da Companhia terem contato direto com o CEO e questioná-lo sobre os procedimentos de Saúde e Segurança adotados nesse período, as perspectivas para a retomada das viagens e do turismo nos próximos meses, entre outras dúvidas e curiosidades.
Sobre a expansão desse novo serviço oferecido pela GOL, a intenção é que, em um espaço curto de tempo, o robô de telepresença esteja atendendo também nos outros três hubs da Companhia – Brasília, RIOgaleão e Fortaleza – e possa oferecer ainda mais facilidades aos Clientes: pagamentos, venda de passagens aéreas e serviços complementares, impressão de cartão de embarque e tag de malas e apoio aos passageiros no desembarque, nos casos de danos e extravios.