Exames fazem parte da primeira fase do inquérito sorológico na Educação. Foto: Ricardo Cassin/PMSBC
Exames fazem parte da primeira fase do inquérito sorológico na Educação. Foto: Ricardo Cassin/PMSBC

A Prefeitura de São Bernardo continua atuando no trabalho de detecção e contenção da disseminação do coronavírus na cidade. A Administração iniciou na última terça-feira (29/09), a primeira fase do inquérito sorológico e aplicou a testagem em 1.584 pessoas, entre alunos e profissionais da rede de ensino municipal, do 1° ao 5º ano. A primeira fase de testes ocorrerá até esta quinta-feira, 01/10.

Ao todo, nesta etapa, serão feitos 3.300 exames. Foto: Ricardo Cassin/PMSBC
Ao todo, nesta etapa, serão feitos 3.300 exames. Foto: Ricardo Cassin/PMSBC

Serão 3.300 testes aplicados, de forma aleatória, com sorteio entre 19 escolas municipais, dos nove territórios da cidade, seguindo a metodologia do inquérito sorológico, já aplicado anteriormente. As coletas de exames e de informações estão sendo realizadas pelas Equipes de Saúde da Família, em três escolas, cumprindo todos os protocolos de segurança exigidos pela Vigilância Sanitária.

De acordo com o secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple Sobrinho, a continuidade do mapeamento da incidência da COVID-19 é fundamental para a tomada de decisões. “ Os números da pandemia estão sendo constantemente analisados e estão nos ajudando a nortear a situação e cruzar informações com as demais ações, por meio dos questionários preenchidos a respeito das condições de saúde de cada participante, neste caso do inquérito, por exemplo”, explicou o secretário.

Testes realizados

Desde o início da pandemia, a Prefeitura de São Bernardo já realizou mais de 125 mil testes para Covid-19. Além dos 10,8 mil profissionais da Saúde e da Segurança, todos os pacientes atendidos nas unidades de Saúde com sintomas característicos do Coronavírus são submetidos à coleta de amostras, que são encaminhadas para análise.