A unidade de soluções logísticas da GOL é a primeira no mercado a fazer entregas de forma ultrarrápida em alguns destinos no Brasil. Foto: Divulgação
A unidade de soluções logísticas da GOL é a primeira no mercado a fazer entregas de forma ultrarrápida em alguns destinos no Brasil. Foto: Divulgação

O importante e central aeroporto de Congonhas (CGH), em São Paulo (SP) reassume seu perfil relevante para a GOL Linhas Aéreas após um período de obras em sua pista principal. Neste mês de outubro/2020 a Companhia passa a voar para cinco novos destinos: para Florianópolis-SC (FLN), Fortaleza-CE (FOR), Goiânia-GO (GYN), Navegantes-SC (NVT) e RIOgaleão (GIG).

Estes se juntam aos outros importantes destinos, como Brasília-DF (BSB), Salvador-BA (SSA) e a famosa ponte aérea com o Rio pelo aeroporto Santos Dumont. Em setembro/2020 já retornaram os voos para Curitiba-PR (CWB), Belo Horizonte/Confins (CNF), Porto Alegre-RS (POA) e Recife-PE (REC).

Os bilhetes já estão disponíveis e podem ser adquiridos no site http://www.voegol.com.br, no aplicativo da Companhia, nas lojas GOL nos aeroportos, pelo telefone da Central de Relacionamento (0300 115 2121) e nas agências de viagem. A malha em vigor da GOL está em: http://www.voegol.com.br/pt/informacoes/voos-gol

Prevenção e segurança

Medidas extraordinárias foram adotadas a favor dos Clientes e dos Colaboradores, começando pelos aeroportos, como distanciamento nas filas, incorporação de proteções de acrílico no check-in, desligamento de totens e uso de adesivos para demarcar a distância mínima durante o processo de embarque e também a bordo, além do fechamento da sala VIP dos aeroportos.

Por outro lado, vale lembrar que as novas medidas de Segurança aumentam o tempo de deslocamento no embarque. Com isso, a GOL solicita aos Clientes que façam o check-in online/via aplicativo com 48 horas de antecedência (até o limite de 1 hora) antes do voo. Se mesmo assim precisar ir ao balcão, inclusive para despachar mala, antecipamos a liberação ao passageiro para 3 horas antes do embarque, encerrando o processo até 1 hora antes da abertura do portão.

Primeira Companhia a solicitar o uso de máscaras por todos os Clientes nos voos em operação (desde 10/5), a GOL tem como base para essa medida as informações científicas mais recentes e as recomendações de diversos órgãos públicos pelo Brasil e pelo mundo. A utilização de máscaras é obrigatória para todos, exceto crianças com menos de 2 anos e pessoas com necessidades especiais ou deficiência cognitiva, que são orientados caso a caso. Tripulantes também devem usar máscaras em todos os voos, bem como luvas, sempre que houver qualquer possibilidade de contato físico com outras pessoas, como fornecedores de serviço de bordo ou Clientes durante o embarque e o desembarque. Nos voos, há álcool em gel à disposição para a higienização das mãos.

Combate ao coronavírus

Também foram implementadas avançadas medidas adicionais de limpeza e higienização dos aviões durante as paradas em solo e pernoites, com atenção redobrada aos assentos e braços das poltronas, cintos de segurança, bandejas, piso e paredes.

O processo de sanitização noturna foi aprimorado com o uso de um desinfetante de grau hospitalar para as galerias de serviço e todas as áreas de uso interno na cabine, incluindo a dos pilotos. Desde o início da pandemia, máscaras já vinham sendo distribuídas aos Colaboradores de ar e solo, além de a Companhia deixar à disposição álcool em gel para todos.

O ar que circula dentro da aeronave é uma mistura do ar puro com o ar recirculado da cabine, que é filtrado. Existe também uma válvula que devolve ar para fora da aeronave, o que garante a recirculação e renovação constantes.

As aeronaves da GOL são equipadas com o sistema de filtro de ar de alta eficiência HEPA, que promove a troca total do ar de toda a cabine a cada 3 minutos. Ele filtra 99,97% das partículas nocivas, como vírus e bactérias em todo o avião, permitindo a circulação de um ar sempre mais saudável por toda a aeronave.