De janeiro a outubro, município acumula a abertura de 12.673 postos de trabalho, média de 41 contratações por dia. Foto: Gabriel Inamine/PMSBC
De janeiro a outubro, município acumula a abertura de 12.673 postos de trabalho, média de 41 contratações por dia. Foto: Gabriel Inamine/PMSBC

O mercado de trabalho do ABC registrou saldo positivo em outubro de 2021, com a abertura de 3.608 postos formais de emprego. Esse foi o sétimo mês consecutivo com saldo positivo na região. O saldo do mês, somado aos demais registrados no ano, resulta no total de 35.236 novos postos em 2021.

Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). As informações foram divulgadas pelo Ministério da Economia e organizadas pela Diretoria de Programas e Projetos do Consórcio Intermunicipal ABC.

Em outubro, todos municípios da região registraram saldo positivo: Diadema (+275) Mauá (+700), Ribeirão Pires (+135), Rio Grande da Serra (+12), Santo André (+1.074), São Bernardo do Campo (+1.006) e São Caetano do Sul (+406).

O setor com melhor resultado em setembro foi Serviços (+1.976), seguido pelo Comércio (+938), Construção (+366) e Indústria (+330).

O estoque de empregos formais na região, que é o total de vínculos ativos no mês, chegou a 727.963 vínculos em outubro. Em outubro, o Ministério da Economia ajustou os resultados de toda a série, desde janeiro de 2020, incluindo correções também no estoque de empregos.

Clique aqui para acessar o boletim.

São Bernardo se destaca

São Bernardo foi a cidade que mais gerou empregos formais no Grande ABC em 2021, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nesta terça-feira (30/11), pelo Ministério da Economia. Impulsionado pelo setor de serviços, o município acumula a abertura de 12.673 novos postos de trabalho entre os meses de janeiro a outubro deste ano, ou seja, média de 41 contratações com carteira assinada por dia.

Segundo o Caged, uma a cada três vagas de emprego criadas no Grande ABC neste ano ocorreram em empresas sediadas em São Bernardo. O município foi responsável no período por 36% das vagas abertas na região. Ao todo, foram 98.822 admissões e 86.149 desligamentos no período.

O setor de serviços acumula a maior abertura de postos de trabalho na cidade. De janeiro a outubro, foram criadas 5.442 vagas em empresas do segmento. Na sequência aparecem os setores de comércio (saldo de 3.271 vagas) e indústria (saldo de 2.538 vagas).

“Com a retomada das atividades, São Bernardo voltou a fomentar políticas públicas com foco no desenvolvimento do setor econômico da cidade. Como resultado desta política, temos atraído investimentos da iniciativa privada nos mais variados setores. São empresas que tem acreditado no desenvolvimento da cidade e apostado na abertura de novos negócios”, destacou o prefeito Orlando Morando.

Para assegurar esta retomada, a Prefeitura de São Bernardo tem apostado em políticas públicas de incentivo, como a manutenção dos valores do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e ação que garante descontos progressivos no tributo municipal para empresas que gerarem empregos na cidade. São Bernardo oferece ainda possibilidade de parcelamento de débitos municipais, por meio do Programa de Regularização Tributária (PRT), cuja adesão à edição de 2021 vai até o dia 29 de dezembro, por meio do endereço: www.saobernardo.sp.gov.br/portal-finanças.