Beatriz Sernagiotto e S.R. Saldanha, escritores de São Caetano. Foto: Regina Maria/Secult PMSCS
Beatriz Sernagiotto e S.R. Saldanha, escritores de São Caetano. Foto: Regina Maria/Secult PMSCS

Uma jovem poetisa e um prolífico autor de livros de fantasia. Esses são dois iniciantes na arte da escrita que vêm ganhando espaço por meio do núcleo de literatura da Secretaria de Cultura de São Caetano do Sul. Beatriz Sernagiotto e S.R. Saldanha lançaram seus livros no último dia 16/10, no evento Fest Jovem, realizado pela prefeitura municipal na Estação Cultura.

Na ocasião, a secretária de Cultura, Liana Crocco, celebrou a descoberta dos novos talentos no município. “Reabrimos as portas para a literatura em São Caetano, com eventos em parques, oficinas e festival, e estamos muito felizes por conquistarmos essa aproximação com novos escritores, ao lado dos mais experientes”, afirma Crocco. A coordenação do núcleo é do jornalista e escritor Nelson Albuquerque Jr.

Poesia desregrada

Beatriz Sernagiotto se inscreveu no Festival Digital de Literatura de São Caetano. Teve seu poema transformado em vídeo e, logo, foi convidada a integrar o grupo de escritores. Havia acabado de editar seu primeiro livro, Olhos de Jabuticaba, mas não ia fazer lançamento. Foi convidada pela Secretaria e topou. “A oportunidade única de apresentar meu livro em um evento cultural foi como doar alguns de meus pedaços para essas pessoas. Sou eternamente grata a todos os envolvidos que fizeram esse sonho acontecer”, diz a poetisa.

A jovem conta que começou a escrever aos 15 anos (hoje tem 21), em uma época difícil da escola. “Escrevia para passar o tempo, mas acabou se tornando uma necessidade, quase que uma sobrevivência no dia a dia escolar. Um descarrego das pressões e depressões”, lembra.

Muitos desses poemas sem regras estão em Olhos de Jabuticaba. E, agora, já se dedica a uma nova obra: “Estou escrevendo um romance lírico contemporâneo e histórias de drama, suspense psicológico e terror. Minhas maiores inspirações são Aline Bei, Collen Hoover e Stephen King”.

Autor Produtivo

S.R. Saldanha lançou A Fera que Habita em Mim (Editora Crystal Books), no dia 16/10. Essa é sua segunda obra publicada, e o autor já tem, pelo menos, outras duas para este ano. “Está em pré-venda também pela Crystal Books, o livro O Mestre dos Pecados, de terror. E, em dezembro, sairá o livro físico de uma antologia de ficção e terror chamada Histórias Curtas, Pesadelos Longos, pela Editora Skull. Para 2022 já tenho outros títulos contratados por editoras”, diz o escritor.

Seus gêneros preferidos são fantasia, terror, suspense, ficção científica e aventura. “Escrevo desde a adolescência, mas foi em 2019 que comecei a levar a sério e me profissionalizar com muita leitura técnica e cursos de escrita com grandes mestres”, conta.

Além de escrever, Saldanha contribui com suas obras para o município: “Agradeço o apoio da Secretaria da Cultura e sua equipe, que não mede esforços em prol das belas artes em nossa cidade. Cada livro que publico, faço questão de doar um exemplar ao acervo da Estação Cultura, contribuindo assim, ainda que minimamente, com a cultura de nossa metrópole”.