Prefeito Auricchio sanciona novo estatuto da GCM de São Caetano em momento histórico para corporação- Fotos Eric Romero / PMSCS

O prefeito de São Caetano do Sul, José Auricchio Júnior, sancionou a Lei Complementar nº 31, de 3 de outubro de 2023, que cria o Novo Estatuto da GCM (Guarda Civil Municipal), reorganizando a administração, a conduta e a disciplina da corporação, que hoje é de 385 agentes.

A lei foi assinada pelo chefe do Executivo durante a cerimônia pelos 70 anos da GCM, na terça-feira (3/10), no Cecape (Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação) Drª Zilda Arns, e publicada no DOE (Diário Oficial Eletrônico) nesta quarta-feira (4/10).

“A implementação do Estatuto da Guarda Civil Municipal é uma questão de honra, assim como realizamos os planos de carreiras nas áreas da Educação e da Saúde”, afirmou Auricchio na ocasião.

O Novo Estatuto da GCM faz parte do Programa São Caetano Mais Segura, maior pacote de segurança da história da cidade, lançado por Auricchio no final de agosto e que tem investimento de R$ 70 milhões.

“O Novo Estatuto torna-se uma referência dentro da instituição, principalmente porque reestrutura as carreiras e valoriza homens e mulheres da GCM, além de proporcionar uma melhor qualidade de vida para cerca de mil pessoas, entre agentes e seus familiares. É a realização de um sonho”, ressalta o comandante da GCM, Douglas Bispo da Silva.

A sanção da lei foi festejada por toda a GCM de São Caetano, como constata a GCMF 1ª classe Vanessa Herrera Pacheco, 45 anos, há 24 anos na corporação sul-caetanense. Vanessa se formou na primeira turma de guardas mulheres e atualmente é chefe da Divisão Operacional, que trata do planejamento de operações, ordens de serviços, estatística e a Atividade Diferenciada.

“É muito importante ter um plano de carreira, com nossas funções e atividades valorizadas. Essa sempre foi a maior demanda dentro da GCM. O Novo Estatuto garante a progressão da carreira com metas claras e objetivas a serem atingidas, o que faz isso depender somente do esforço pessoal de cada guarda”, observa Vanessa.

“Posso dizer com toda a certeza do mundo que todos os agentes, sejam eles novatos ou experientes como eu, estamos absolutamente felizes e orgulhosos de fazer parte deste momento único para a GCM. O Novo Estatuto é a valorização pessoal e profissional de todos os agentes e impacta muito na melhoria da qualidade de toda a família do guarda civil municipal”, considera o GCM 2ª classe Luciano Fideles, 47 anos, sendo 23 deles na corporação.

SÃO CAETANO MAIS SEGURA

Além do Novo Estatuto da GCM, o São Caetano Mais Segura contempla itens como a nova frota de 27 viaturas para a GCM; concurso público para contratação de 94 guardas; criação de ferramentas de valorização para o GCM, como Bonificação de Resultados e a Tropa Especial; a ampliação da Atividade Diferenciada; e o aumento de 76% no Vale-Refeição da corporação.