Entrega aconteceu no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, Foto: Divulgação/PMD
Entrega aconteceu no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, Foto: Divulgação/PMD

A Defesa Civil de Diadema recebeu mais uma viatura de trabalho. A entrega do veículo, “Nissan Frontier 4×4”, ocorreu no Palácio dos Bandeirantes, sede do Governo do Estado, na semana passada. Em dezembro, o município já havia recebido outras duas picapes “Fiat Strada”, além de equipamentos como motosserras, geradores, tendas e torres de iluminação.

A entrega oficial da viatura foi feita pelo secretário-chefe da Casa Militar, coronel Walter Nyakas, também responsável pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil. Na cerimônia, coube ao coordenador da Defesa Civil de Diadema, Luciano Lub, fazer a retirada do veículo, em nome da Secretaria Municipal de Defesa Social, pasta responsável pela área.

“Com essas novas viaturas, as nossas equipes já estão podendo desempenhar melhor ainda as suas tarefas diárias de vistorias técnicas e outras ações preventivas que visam a defesa da vida”, explicou o coordenador da Defesa Civil de Diadema, Luciano Lub. “Viaturas assim são importantes para que possamos enfrentar com mais eficiência e segurança as ocorrências do período das chuvas de verão e outros desastres naturais, assistindo melhor as vítimas e tranquilizando a população”, completou.

A aquisição dos veículos foi realizada com verba de emenda parlamentar do deputado Delegado Olim.

O que é a Defesa Civil

A Defesa Civil de Diadema é o órgão do município que atua antes, durante e depois de um desastre. Teve início com o Sistema Municipal de Defesa Civil com a finalidade de coordenar as medidas permanentes de defesa destinadas a prevenir consequências nocivas de eventos desastrosos e a socorrer as populações e áreas atingidas por tais eventos.

Executa ações assistenciais e recuperativas por meio do Plano Municipal de Redução de Risco de Diadema (PMRR), vistorias e mapeamentos de áreas de risco, manutenção dos pluviômetros, monitoramento de chuvas por meio do CEMADEN (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), SAISP (Sistema de Alerta de Inundações do Estado de São Paulo) e CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências).

O órgão também promove campanhas como a Operação Verão, Campanha do Agasalho, Semana de Conscientização e Prevenção a Desastres, além de vistoriar e monitorar áreas de risco.