Cidade já conta com 74% da população adulta completamente imunizada contra o coronavírus e abre agendamento para novos públicos. Foto: Alex Cavanha/PSA
Cidade já conta com 74% da população adulta completamente imunizada contra o coronavírus e abre agendamento para novos públicos. Foto: Alex Cavanha/PSA

Nesta quinta-feira, 23/09, Santo André ultrapassou a marca de 1 milhão de vacinas aplicadas contra a Covid-19. Desde que a campanha de vacinação teve início na cidade, em 19 de janeiro, foram aplicadas 1.009.191 doses de imunizantes.

“Com muito planejamento, ultrapassamos a marca de 1 milhão de vacinas aplicadas e seguimos avançando na imunização para completar a cobertura vacinal e proteger a nossa gente, com primeira, segunda e dose de reforço. Vamos seguir para que a imunização ocorra com eficiência e agilidade, que são marcas do combate à pandemia na cidade”, destacou o prefeito Paulo Serra.

A cidade imunizou 100% da população adulta com pelo menos uma dose da vacina e 74% da população adulta já está com o esquema vacinal completo. Além disso, 83% dos jovens de 12 a 17 anos também já estão imunizados com a primeira dose e 6% dos idosos com mais de 80 anos e imunossuprimidos já receberam a dose reforço da vacina.

Novos públicos

A Prefeitura de Santo André disponibilizou nesta quinta agendamento para segunda dose da vacina da Pfizer para pessoas com idade entre 28 e 29 anos. Basta acessar o site psa.santoandre.br/vacinacovid, que indicará data, horário e local disponíveis. Todos os munícipes deverão, obrigatoriamente, apresentar documento de identidade e comprovante da primeira dose.

Além disso, a administração municipal também ampliou a vacinação suplementar para idosos com mais de 70 anos. Em paralelo, o reforço da vacina segue disponível para imunossuprimidos que receberam a segunda dose há mais de 28 dias.

Para garantir comodidade, segurança e conforto, o município se mantém estruturado com quatro pontos drive-thru e nove unidades de saúde estrategicamente posicionadas para a vacinação do público-alvo.

O Ministério da Saúde não recomenda que seja feita a aplicação das vacinas contra a Covid-19 e contra a Influenza conjuntamente. A pasta orienta que as pessoas que estiverem nos grupos prioritários procurem se vacinar antes contra a Covid-19. Especialistas recomendam um intervalo de pelo menos 14 dias entre a imunização contra coronavírus e a vacina contra a gripe. Pessoas infectadas com a Covid-19 ou que receberam alta há menos de 28 dias não poderão tomar a vacina contra a Influenza.

Doação de alimentos

As pessoas agendadas para receber a imunização podem levar 1 kg de alimento não perecível para doar nos pontos de vacinação e drive-thru da cidade. Essa ação contribuirá com a iniciativa do Fundo Social de Solidariedade, presidido voluntariamente pela primeira-dama Ana Carolina Barreto Serra, que está recebendo doações.