Espaços arejados e amplos em pleno centro urbano, as maiores praças do mundo ficam em cidades pouco conhecidas pelo turista brasileiro. (Na foto, praça Xinghai, na China). Foto: Divulgação
Espaços arejados e amplos em pleno centro urbano, as maiores praças do mundo ficam em cidades pouco conhecidas pelo turista brasileiro. (Na foto, praça Xinghai, na China). Foto: Divulgação

Estar ao ar livre e com espaço de sobra, ainda que em plena área urbana, é um passeio especialmente atraente hoje em dia. Esse é o privilégio que oferecem as praças, em especial as maiores do mundo em extensão. Boa parte delas não fica em destinos turísticos, e por isso são desconhecidas do grande público. Veja quais são.

1. Praça Xinghai, em Dalian (China)

A cidade de Dalian, na China, tem a honra de sediar a maior praça do mundo. Com 1,76 milhão de metros quadrados, a Praça Xinghai (“mar de estrelas”, em chinês) foi construída em 1998 para comemorar o centenário de fundação da cidade.

Praça Xinghai. Foto: Divulgação


2. Times Square, em Daqing (China)

A Times Square de Nova York é (de longe) mais famosa, mas a chinesa Times Square é a maior do mundo. Localizada em Daqing, ela mede aproximadamente 1,4 milhão de metros quadrados e, como a Times Square nova-iorquina, também é o centro efervescente da cidade.

Times Square, em Daqing. Foto: Divulgação

3. Praça Merdeka, em Jacarta (Indonésia)

Além de ser a terceira maior do mundo, a Praça Merdeka de Jacarta também é uma das mais bonitas desta lista. Está rodeada por belos edifícios como o Palácio Merdeka, e no seu centro fica o Monumento Nacional. As medidas de sua superfície são perfeitas: exatamente um quilômetro quadrado. Curiosamente, em Kuala Lumpur (Malásia) também existe uma praça chamada Merdeka, o que pode confundir algumas pessoas.

Praça Merdeka. Foto: Divulgação

4. Praça dos Girassóis, em Palmas (Tocantins, Brasil)

Apesar de não ser uma das maiores cidades do Brasil, a cidade de Palmas, capital do Tocantins, pode se orgulhar de ter a quarta maior praça do mundo. De formato quadrangular, a Praça dos Girassóis mede 570 mil metros quadrados e possui um interessante complexo de esculturas e monumentos, incluindo uma obra do arquiteto Oscar Niemeyer. Ao seu redor, estão as sedes dos Três Poderes do estado do Tocantins.

Monumento na Praça dos Girassóis de Palmas. Foto: Divulgação

5. Parque Rizal, em Manila (Filipinas)

Localizada no coração de Manila e no meio de um belo parque está a Luneta, nome pelo qual a praça do Parque Rizal é popularmente conhecida. Sua importância não se dá apenas por sua extensa superfície (566.560 metros quadrados), mas também por fazer parte da história da cidade: a Luneta foi palco de revoluções, execuções e da Declaração de Independência das Filipinas.

Parque Rizal. Foto: Divulgação

6. Praça Huacheng, em Guangzhou (China)

A cidade de Cantão (também chamada de Guangzhou) abriga a sexta maior praça do mundo e a terceira maior da China. É a Praça Huacheng , também conhecida como Praça da Cidade das Flores. Ao longo de seus 560 mil metros quadrados, é possível encontrar edifícios modernos e marcantes, como a Ópera de Guangzhou e o Museu de Guangdong.

Praça Huacheng de Guangzhou, China. Foto: Divulgação

7. Praça da Paz Celestial, em Pequim (China)

A Praça da Paz Celestial, ou Praça Tiananmen, é sem dúvida a mais famosa da lista e um símbolo da história da República Popular da China. O local, conhecido mundialmente por ter sido palco da revolta estudantil de 1989 e pelo funeral de Mao Zedong, é também um dos pontos turísticos mais importantes de Pequim: em seus 440 mil metros quadrados ficam o Grande Palácio do Povo, sede do governo chinês, e a Porta de Tiananmen, que marca a entrada da Cidade Proibida.

Praça de Tian’anmen em Pequim, China. Foto: Divulgação

8. Macroplaza, em Monterrey (México)

O nome já diz tudo: a Macroplaza é a maior praça do México. Ela mede exatamente 400 mil metros quadrados e está localizada na cidade mexicana de Monterrey, capital do estado de Nuevo León. Sua construção na década de 1980 por ordem do governador do estado foi bastante polêmica, pois o projeto urbanístico da praça levou à destruição de parte importante do patrimônio histórico da cidade. Ao redor dela, ficam os principais museus de Monterrey, como o Museu Metropolitano e o Museu de Arte Contemporânea (MARCO).

Macroplaza de Monterrey. Foto: Divulgação

9. Porta da Índia, em Nova Déli (Índia)

A Porta da Índia dá nome a esta praça, a maior da Índia e sediada na capital Nova Déli. Foi construída como uma homenagem aos que caíram na Primeira Guerra Mundial e abriga a Amar Jawan Jyoti (“chama do guerreiro imortal”), uma chama que arde constantemente em homenagem aos soldados falecidos. A praça ao redor do portão mede 306.600 metros quadrados.

Porta da Índia em Déli. Foto: Divulgação

10. Círculo Memorial de Quezon, em Quezon City (Filipinas)

O último lugar deste “top 10” das maiores praças do mundo é do Círculo Memorial de Quezon – um complexo com parque, praça e santuário que ocupa 271.139 metros quadrados. Foi construído em homenagem ao segundo presidente das Filipinas, Manuel Luis Quezón y Molina, por iniciativa de seu sucessor.

Memorial a Quezón em Cidade Quezón. Foto: Divulgação