Logomarca mantém cores que simbolizam cursos ligados à Saúde e a representação gráfica das três cidades do ABC. Foto: Divulgação/FMABC
Logomarca mantém cores que simbolizam cursos ligados à Saúde e a representação gráfica das três cidades do ABC. Foto: Divulgação/FMABC

O Centro Universitário Saúde ABC / Faculdade de Medicina do ABC (FMABC), em Santo André (SP), está de cara nova e agora chama-se Centro Universitário FMABC. Concurso interno realizado neste 2020 reuniu 46 trabalhos para escolha do novo logotipo da instituição, que acaba de completar 51 anos de tradição acadêmica com a marca de 10 cursos de graduação na área de Ciências da Saúde. O processo, que estimulou a integração e a participação de toda a comunidade acadêmica, exigiu diversas reuniões até que fossem definidos e aprovados os parâmetros e conceitos da nova identidade visual, apresentados ao Conselho Gestor e à Reitoria, em novembro, e posteriormente ratificados pelo Conselho Curador da Fundação do ABC.

O novo logotipo do Centro Universitário FMABC foi criado pelo aluno do 2º ano do curso de Fisioterapia, Alan Gabriel Oliveira Mutton. A marca mantém em sua estética os traços retos em uma tipografia não serifada para facilitar a leitura. Ou seja, sem prolongamento das hastes das letras, além do tradicional triângulo que representa as três cidades do ABC (Santo André, São Bernardo e São Caetano). Símbolo e texto seguem o tom verde, que representa as áreas de estudo da Saúde. Tais elementos estão presentes em seus mais de 50 anos de história e reforçam a imagem de uma instituição que acumula, ano a ano, indicadores de excelência no ensino e ampla credibilidade nacional.

Para acompanhar o progresso da instituição, o ensino humanizado, a diversidade de áreas de estudo e pesquisa, além do contínuo alinhamento com o que há de mais avançado na área da Saúde, curvas e novos elementos em azul cumprem o papel de conectar a comunicação visual com os respectivos valores e consolidar seu novo posicionamento. O efeito dégradé, que nas duas cores quase se unem em uma única tonalidade, representam a conexão do passado da instituição com o futuro.

A fim de normatizar o uso da nova marca, foi lançado em dezembro o Guia de Identidade Visual 2020 do Centro Universitário FMABC, que contempla todas as diretrizes de utilização, seja em papeis timbrados, apresentações, posts de redes sociais, fundos fotográficos, e com todas as especificidades de proporções, grafismos, cores e tipografias – agora oficialmente regulamentadas, para favorecer a padronização dos recursos visuais interna e externamente.

HISTÓRICO

A então Faculdade de Medicina do ABC foi aprovada pelo Ministério da Educação (MEC) como “Centro Universitário” em outubro de 2017. À época, a instituição conquistou nota máxima 5 no processo de credenciamento. O MEC classifica as instituições de ensino superior em três categorias: faculdade, centro universitário e universidade. A faculdade é voltada àqueles indivíduos que buscam qualificação para o mercado de trabalho. Já a universidade conta com ensino, pesquisa e extensão, com atuação junto à comunidade. Além disso, exerce importante papel na formação de docentes. O centro universitário é intermediário, está entre a faculdade e a universidade.

Atualmente, o Centro Universitário FMABC oferece 10 cursos de graduação e mais de 30 programas de especialização ‘Lato Sensu’, além da área de Stricto Sensu, com disputados programas de mestrado e doutorado. A instituição conta com mais de 2.400 alunos matriculados em cursos de graduação, 650 estudantes na pós-graduação Lato e Stricto Sensu, 450 médicos residentes e 50 estudantes na residência multiprofissional.

Paralelamente à questão acadêmica, também é desenvolvido importante trabalho no âmbito da pesquisa e da assistência à população que utiliza o Sistema Único de Saúde (SUS). Por ano são realizadas cerca de 220 mil consultas, 12 mil cirurgias e quase 7 milhões de exames.