Trabalho preventivo socioassistencial de abordagem e acolhimento recebeu visita de consultor técnico de departamento federal especializado - Foto Gabriel Mazzo/PMETRP

Tendo em vista que Ribeirão Pires está concorrendo ao Selo de Certificação de Eliminação da Transmissão Vertical do HIV, equipe nacional de validação do Ministério da Saúde esteve na cidade para avaliação de toda a rede pública de infectologia, incluindo o trabalho preventivo socioassistencial efetuado pela Associação Casa da Acolhida da Grande São Paulo, entidade parceira da Prefeitura, por meio a Secretaria de Assistência Participação e Inclusão Social, que faz abordagem e acolhimento de pessoas em situação de rua.

Consultores técnicos do Departamento de AIDS, Tuberculose, Hepatites Virais e ISTs do Ministério da Saúde acompanharam a equipe da Casa de Acolhida durante abordagem de rua, que acontece todos os dias, a partir das 19h; além da sede da instituição, que além de espaço para dormir, se alimentar, tomar banho, entre outros cuidados – apoio social para emissão de documentos, reinserção social e até mesmo recâmbio, no caso dos assistidos que desejam retornar à região de origem. O trabalho é feito por equipe treinada, que conta com assistentes sociais e psicólogo.

O intuito da validação do trabalho realizado pela Casa de Acolhida no município é utiliza-lo como modelo para outros municípios. “Quando o SUAS e o SUS andam de mãos dadas por uma causa, é enorme a chance de um resultado de excelência. A troca de ideias e informações com certeza enobrecem a causa e nos dá perspectiva de novo olhar para esse importante trabalho”, completou o subsecretario da Assistência, Participação e Inclusão Social, Christian Moranza Di Cicco.