Sem o tradicional carnaval de rua, consumidores tendem a consumir nos estabelecimentos. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Sem o tradicional carnaval de rua, consumidores tendem a consumir nos estabelecimentos. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Com a manutenção do feriado de Carnaval no dia 01/03, assim como o ponto facultativo na segunda-feira, 28/02, há uma expectativa sobre o movimento para os bares e restaurantes do ABC, além do setor de hotelaria. Isso porque o feriado prolongado e a proibição de desfiles e festejos em espaços públicos tendem a levar os clientes a consumirem nos estabelecimentos locais.

Para o presidente do Sehal (Sindicato das Empresas de Hospedagem e Alimentação do ABC), Beto Moreira, após o longo período de crise, a comemoração desta festa popular traz mais ânimo, já que no ano passado foi cancelada em função da pandemia.

“Esse período acaba movimentando o setor de forma positiva aliado à desaceleração da pandemia e do isolamento social. Tudo isso ajuda a retomada gradual da economia, de geração de emprego e renda”, explica Beto.

Os donos de bares estão animados, de acordo com o diretor do Sehal, Cesar Ricardo Santos Ferreira, também dono do Restaurante Canoa Quebrada, em Ribeirão Pires. “A expectativa é boa e aqui em Ribeirão Pires, os estabelecimentos estão fazendo programação. Vai ter até carnarock. E, claro, esperamos uma presença de público maior do que no ano passado, que não teve Carnaval. E se, em alguns lugares não for decretado ponto facultativo, a tendência é as pessoas ficarem na cidade valorizando o comércio local”, comenta.

Sobre o Sehal

Fundado em 12 de julho de 1943, o sindicato é uma entidade sem fins lucrativos e tem como objetivo apoiar os empresários reciclando conhecimento em várias áreas. Representa cerca de oito mil estabelecimentos na Região do Grande ABC. Fornece apoio com profissionais renomados nas áreas jurídicas, sanitária, organizacional, parceria com escolas e faculdades, além de lutar pela simplificação da burocracia nos âmbitos municipal, estadual e federal com redução dos impostos e ainda contribuir para a qualificação dos empresários e trabalhadores.

Oferece ainda cursos gratuitos ou com condições especiais para associados e ministrados por professores altamente qualificados, em salas de aula equipadas com data show, cozinha completa com utensílios e insumos para as aulas práticas. É também considerado um dos sindicatos patronais mais atuantes do Brasil em razão das diversas conquistas e expansão no número de associados.