Recuperado da Covid-19, o prefeito de São Caetano José Auricchio Júnior retorna ao comando do Executivo nesta sábado (12). O mandato segue até o dia 31 de dezembro. O futuro político dele e o destino da cidade seguem indefinidos.
Recurso
O tucano ganhou nas urnas no dia 15 de novembro o 4° mandato. Porém, com o pedido de registro de candidatura indeferido, ele não pode diplomar e nem assumir o próximo período.
Recurso 2
Após recurso negado no TRE, a defesa do atual prefeito impetrará recurso agora em Brasília, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Se ganhar, conseguirá assumir. Caso contrário, a justiça eleitoral chamará nova eleição na cidade em 2021.
Prazo
O problema é que não há prazo estabelecido para a conclusão do episódio. Uns apostam no 1° semestre, outros – a maioria – miram o 2° semestre do próximo ano
Presidência
Por isso, a eleição da Presidência da Câmara será extremamente movimentada no dia 1° de janeiro. Se não conseguir nenhum recurso até lá, o presidente da Casa que for eleito vai assumir a prefeitura.
Mesa
Já o vice-presidente eleito será o presidente do Legislativo. Dos 19 vereadores da próxima legislatura, 13 foram eleitos pela base do atual prefeito. Número que, em tese, projeta a base para conseguir o posto. Os tucanos Pio Mielo e Beto Vidoski, além de Tite Campanella (Cidadania) são os mais cotados nos bastidores.