QUAL O SEU TEMPERAMENTO?

por Ligia Canto

Foi Hipócrates, considerado o pai da Medicina, quem primeiro dedicou-se a estudar e a explicar o temperamento humano. No decorrer dos tempos esse tema foi objeto de estudos de várias outras ciências sendo uma delas a Psicologia, que considera esse tópico como um aspecto da personalidade do indivíduo.

O temperamento foi dividido em quatro tipos:

– Colérico: São líderes natos, possuem grande facilidade para o planejamento, são práticos, objetivos, ambiciosos, possuem muita energia. Possuem dificuldade em aceitar posições diferente do seu modo de ser e pensar e por vezes são intolerantes, impacientes, explosivos, com tendência a reações abruptas e a serem dominadores.

– Fleumático: São solidários, observadores, dóceis, sonhadores, confiáveis, equilibrados, sinceros, disciplinados, gostam de lugares tranquilos e silenciosos, ideais para a reflexão, percebem a vida de forma positiva. São pacientes, o que facilita o processo de aprendizagem e assim dificilmente perdem o controle. Por vezes são indecisos e resistentes a críticas.

– Melancólico: São extremamente sensíveis, introvertidos, são leais, cautelosos, detalhistas, preferem ficar só e por isso gostam de trabalhar em atividade profissionais que possam ser desenvolvidas individualmente. Tendem a olhar o lado negativo das situações, guardam rancor e por isso são taxados de pessimistas.

– Sanguíneo: São comunicadores natos, verbalizam muitíssimo bem, gostam de grandes plateias e são ótimos oradores, adaptam-se a qualquer situação, são otimistas, expansivos, inspiradores e interessantes. Precisam ser alertados quanto a tendência a irritação, impulsividade e ao exagero principalmente na gesticulação enquanto se expressam.

Através do autoconhecimento é possível transformar um aspecto aparentemente desfavorável em favorável de acordo com a necessidade e o objetivo a ser alcançado, principalmente quando se tem a psicologia como aliada nessa jornada.

Ligia Canto- Divulgação

Ligia Canto – Psicologia Integrativa

Psicóloga, pós-graduação em Acupuntura.

Atendimento Online – @psico.ligiacanto – 11 99686-5038

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui