A quarentena segundo as videochamadas. Foto: Reprodução/PMSCS
A quarentena segundo as videochamadas. Foto: Reprodução/PMSCS

Nesta quinta-feira (15), às 20h, pelo Youtube, terá a estreia do curta-metragem “A quarentena segundo as videochamadas”, com Letícia Martin, Maria Loverra e Rafael Sandoli. A obra foi contemplada no edital de premiação a atividades artísticas e culturais da Secretaria de Cultura de São Caetano do Sul (Secult), com recursos da Lei Federal de auxílio à Cultura n. 14.017/20. O perfil no Youtube tem o mesmo nome do projeto. A classificação etária é livre.

A narrativa começa na quarta-feira de Cinzas de 2020, data em que é anunciado o primeiro caso de Covid-19 no Brasil, e segue até 31 de dezembro, quando é celebrado o ano novo junto à expectativa por vacina e por dias melhores. Fadados ao contato humano restrito às videochamadas, os melhores amigos Relaxada, Equilibrada e Cuidadoso revelam o desenrolar de suas vidas a partir das perspectivas de quem pôde ficar em casa.

O curta é a manifestação artística das experiências pessoais do elenco no último ano, que também assina toda a parte técnica: o argumento, roteiro, finalização e arte gráfica são do Rafael Sandoli, a produção, de Letícia Martin, e a edição, de Maria Loverra. Todos participam do figurino, cenário, iluminação e gravação.

“Realizar um curta-metragem é algo novo pra gente. Produzimos tudo de maneira remota, com computador pessoal e câmera de celular, sem nenhum encontro presencial entre a equipe. Como poderíamos nos reunir pessoalmente se a mensagem é para as pessoas não se encontrarem?”, questiona Letícia Martin, atriz e produtora do audiovisual.

Enquadrados em quadrinhos

Pensado para o teatro, o projeto “Enquadrados em Quadradinhos”, também contemplado com o financiamento da Lei Aldir Blanc, tem por temática o relacionamento entre adolescentes, pais e professores no atual cenário imposto pela pandemia, de escolas fechadas e aulas online. A direção é de Guilherme Carrasco e, a assistência de direção, de Marcela Sampaio.

A peça, que teve quatro apresentações, entre os dias 5 e 8 de abril, contou com a atuação da Letícia Martin, Guilherme Carrasco e Rubens Alexandre, além da participação de alunos e de professores da rede de ensino municipal de São Caetano, em uma parceria entre a Secretaria de Cultura e a Secretaria de Educação. Além de alunos de escolas de ensino fundamental, participaram professores de artes e de teatro, no momento das aulas online deles. Disponível no Youtube: “Espetáculo Enquadrados em Quadradinhos”.

Conheça os trabalhos aprovados com os recursos da Lei Aldir Blanc em São Caetano pelas redes sociais da Secult: facebook.com/agendaculturalscsinstagram.com/secultscs e youtube.com/secultscs, ou por meio do Mapa Cultural: mapacultural.saocaetanodosul.sp.gov.br/projeto/3845.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui