Serra afirma que andreense encontrará uma cidade ainda melhor quando puder voltar a usar os espaços públicos. Crédito da imagem: Edmilson Guedes

Em tempos normais o andreense estaria hoje curtindo os espaços públicos da cidade, confraternizando com os amigos e comemorando os 468 anos do município. No entanto, no meio do caminho tinha uma pandemia, que infelizmente virou nossas vidas de cabeça pra baixo e fez da sobrevivência a prioridade.

Para falar sobre as últimas atualizações da pandemia, sem deixar de detalhar os investimentos em andamento nas outras áreas, conversamos com o prefeito de Santo André Paulo Serra (PSDB). Confira.        

Como estão os números da vacinação em Santo André?

Aproximadamente 90% das pessoas vacinadas na nossa cidade receberam a CoronaVac e o restante foi imunizado com a AstraZeneca. Em números totais, até hoje, 31 de março, 12% da população já foi contemplada, o que equivalia a 85 mil pessoas vacinadas com a primeira dose e 115 mil vacinas recebidas, lembrando que nesses 115 mil já está a faixa etária que recebeu a segunda dose. Hoje nós somos o terceiro município do Brasil que mais imuniza e, nesses últimos dias, estamos imanizando de cinco a seis mil munícipes por dia.

Esse último número mostra que, se tivermos vacinas, e eu já fui duas vezes à embaixada Chinesa em Brasília para acompanhar de perto a situação, a gente resolve isso muito rápido. Se o governo federal tivesse se planejado, talvez pudéssemos estar no mesmo nível dos Estados Unidos. Mas também não adianta ficar reclamando. Da nossa parte aqui não estamos medindo esforços para que possamos, o quanto antes, imunizar o máximo de pessoas possíveis.

E quanto ao número de leitos e a ocupação nos hospitais de campanha?  

Um grande acerto nosso foi montar e não desmontar os hospitais de campanha. Seria uma calamidade se tivéssemos feito isso. Vale relembrar que os leitos do Brunão, daquela estrutura que alugada, nós levamos para o Hospital Municipal e montando uma nova ala exclusiva para COVID.

Ainda estamos preocupados com a situação? Sim! Inclusive até que todos os nossos munícipes sejam vacinados nós não vamos descansar. No entanto, falando sobre números, chegamos a bater 94% de ocupação neste ano. No dia de hoje, mesmo com 90%, ainda é um número muito alto, visto que no pico do ano passado batemos 75%.

Em 2021, infelizmente, não dá pra falarmos em outro presente melhor para a população que o controle da COVID. Mas saindo desse aspecto, quais as obras em andamento na cidade?  

Mesmo com a pandemia nós não paramos de investir em outras áreas. Temos obras em andamento, como na Avenida Professor Luiz Ignácio de Anhaia Melo, que é a ligação do corredor Cassaquera com o Rodoanel e no Cine Teatro de Variedades Carlos Gomes. Também não paramos com programas como o Banho de Luz, que continua com a iluminação de LED por toda a cidade.  Também estamos em fase de licitação para resolver o problema de enchentes na Vila América. Eu tenho dito que, quando o andreense puder voltar a curtir a cidade novamente, ele encontrará um município ainda melhor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui