Forno eletrico é Ideal para atender comunidades carentes de energia elétrica _ Foto Divulgação

Já pensou num forno elétrico que não utiliza energia elétrica? Prestes a se formar no curso de Engenharia Elétrica do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), Leonardo Barsotti apresenta, durante a 29.ª edição da Eureka, de 21 a 23 de outubro, esse projeto que promete revolucionar o mercado e, acima de tudo, atender às comunidades isoladas que estão no interior do Brasil. 

O aluno explica que o forno elétrico por energia solar é de baixo consumo, microcontrolado por Arduíno, ou seja, possui um único circuito integrado que reúne um núcleo de processador, memórias voláteis e não voláteis e diversos periféricos de entrada e de saída de dados. “Sem dúvida, o isolamento térmico é aspecto importante para obter baixo consumo de energia. O poder público pode adotar esse projeto como medida de prevenção à má alimentação elétrica nas comunidades mais remotas, além de empresas de energia, que podem integrar a parte de energia solar com um projeto do âmbito social”, diz Leonardo. 

Sobre o Instituto Mauá de Tecnologia

O Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) promove o ensino científico-tecnológico há 60 anos, visando formar profissionais altamente qualificados. Com dois campi, localizados em São Paulo e São Caetano do Sul, o IMT conta com um Centro Universitário e um Centro de Pesquisas. O Centro Universitário oferece cursos de graduação em Administração, Design e Engenharia, e recentemente abriu dois cursos: TI – Ciência da Computação e Sistemas de Informação. Na pós-graduação, são oferecidos cursos de atualização, aperfeiçoamento e especialização (MBA), nas áreas de Gestão, Design, Engenharia e Tecnologia da Informação. O Centro de Pesquisas desenvolve tecnologias para atender às necessidades da indústria e atua como um importante elemento de ligação entre as empresas e a academia.