Local estava descumprindo as regras estabelecidas na fase emergencial. Foto: Divulgação/Semasa
Local estava descumprindo as regras estabelecidas na fase emergencial. Foto: Divulgação/Semasa

Na noite do último sábado, dia 20/03, uma adega no Jardim Alzira Franco, em Santo André foi interditada por descumprir as regras sanitárias e de prevenção e combate ao novo coronavírus. A ação foi realizada pelas equipes da Prefeitura de Santo André e Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), com apoio da GCM e da Polícia Militar.

O local já havia recebido multa e notificação na noite anterior, também durante a operação, e voltou a descumprir as regas e funcionar irregularmente. Os agentes do Departamento de Controle Urbano da Prefeitura realizaram a interdição do local.

Outras ocorrências

Durante as noites de sexta-feira (19) e sábado, a Operação Comércio Responsável vistoriou 151 estabelecimentos comerciais, em cerca de 30 bairros, incluindo as regiões centrais de Santo André e bairros mais afastados e periféricos, como Parque Capuava, Vila João Ramalho, Jardim Santa Cristina, Sítio dos Vianas, Recreio da Borda do Campo, Vila Palmares, Vila Sacadura Cabral entre outros.

Na sexta-feira, as equipes também flagraram no Parque Capuava dois locais junto à rua Riacho Doce, que, somados, aglomeravam aproximadamente 40 pessoas em área interna e externa. Naquele dia, foram realizadas oito orientações a responsáveis de comércios e emitidos três termos de compromisso. Já no sábado, dez comércios receberam orientações e foi entregue um termo de compromisso.

Denúncias

As ações da Operação Comércio Responsável foram iniciadas em março do ano passado, logo no início da pandemia de Covid-19 no Brasil. A força-tarefa foi intensificada este mês, em decorrência do início da fase emergencial do Plano São Paulo, mas mesmo em períodos em que houve flexibilização, as vistorias seguiram sendo realizadas. Nas operações destes últimos dois dias, os agentes verificaram que o nível de conscientização da população aumentou, favorecendo o isolamento social.

As denúncias de aglomeração e comércios funcionando irregularmente devem ser realizadas pelo aplicativo Colab, da Prefeitura de Santo André (disponível para Android e iOS) ou ainda pelo telefone 153 da Guarda Civil Municipal. As reclamações referentes a problemas de ruído em estabelecimentos comerciais devem ser enviadas aos Semasa, pelo site www.semasa.sp.gov.br.