Consórcio ABC é o anfitrião do encontro, que prossegue na quarta-feira (30/9). Foto: Divulgação/Consórcio ABC
Consórcio ABC é o anfitrião do encontro, que prossegue na quarta-feira (30/9). Foto: Divulgação/Consórcio ABC

O primeiro dia do evento conjunto da 75ª Reunião do Fórum Paulista e da 97ª Reunião do Fórum Nacional de Secretários
e Dirigentes Públicos de Mobilidade Urbana, realizada nesta terça-feira (29/9), destacou inovações tecnológicas para a área no contexto da pandemia do novo coronavírus. O Consórcio Intermunicipal Grande ABC é o anfitrião do encontro, que prossegue na quarta-feira (30/9).
O evento ocorreu por meio de videoconferência e reuniu aproximadamente 130 participantes, incluindo dirigentes de
Mobilidade Urbana de vários estados brasileiros. Na abertura da reunião, o presidente do Consórcio ABC e prefeito de Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão, classificou os efeitos da pandemia como um momento importante e desafiador para todos os atores envolvidos com a área de mobilidade.
“A pandemia trouxe mudanças nos nossos hábitos, como o isolamento social, e impactos econômicos para a população,
para os governos e para as empresas. Nossa intenção é trilhar um caminho e garantir o direito constitucional de ir e vir”, afirmou Maranhão.
Presidente do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Mobilidade Urbana, Rodrigo Tortoriello agradeceu a contribuição do Consórcio ABC para a organização do evento. “A tecnologia permite que a gente não pare de discutir assuntos importantes e trabalhar as questões de mobilidade, mesmo diante dos efeitos da pandemia”, disse Tortoriello.
O encontro abordou temas voltados para gestores públicos da área, com destaque para inovações. A mediação foi realizada por Jurandir Fernandes, presidente da União Internacional de Transportes Públicos, Divisão América Latina (UITP/DAL).
O secretário estadual de Logística e Transportes, João Octaviano Machado Neto, afirmou que projetos e obras de mobilidade urbana precisam priorizar a questão da conectividade, garantindo condições de segurança para pedestres e ciclistas.
O presidente da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), Ailton Brasiliense Pires, defendeu a necessidade
um projeto de longo prazo para a mobilidade e apresentou a cartilha desenvolvida pela entidade nacional para fornecer subsídios para os candidatos tratarem do tema em suas campanhas, com uma síntese das ações esperadas para o aprimoramento do setor.
O encontro também incluiu apresentações de inovações para o setor. O presidente da Cittamobi, Paulo Fraga, trouxe
detalhes sobre um sistema de pagamento de transporte por meio de smartphone. A vice-presidente da Ubus, Milena Braga Romano, falou sobre uma plataforma que aproxima empresas operadoras do transporte coletivo de seus clientes.
O diretor da Serttel, Ângelo Leite, apresentou uma plataforma de relacionamento digital para serviços de mobilidade
urbana. Roberto Sganzerla, especialista em Marketing de Transportes, abordou a reconquista da confiança e recuperação da demanda. O fundador da BeepBeep, André Fauri, falou sobre modelos de carros compartilhados.
O evento também teve apresentações de Petras Amaral Santos, representando a Marcopolo, e Rafael Ting, da
Caio Induscar.

A reunião conjunta contou ainda com a participação de Gilberto Perri, secretário-executivo da Frente Nacional
de Prefeitos (FNP); Marcos Bicalho dos Santos, diretor nacional da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU); Silvestre Ribeiro, vice-presidente do Fórum Paulista de Mobilidade; e Felix Araújo Neto, vice-presidente do Fórum Nacional.