O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) conclui a assinatura digital e lacração dos sistemas eleitorais que serão usados nas eleições de outubro (José Cruz/Agência Brasil)

A eleição se aproxima. Quando o eleitor for às urnas no próximo domingo (dia 2 de outubro), além do voto em cinco cargos eletivos, estará em jogo a força da região, especialmente na Alesp e na Câmara dos Deputados. 

Em toda história o ABC conseguiu em uma única oportunidade – décadas passadas – eleger 9 deputados estaduais e 5 federais. Para efeito comparativo, atualmente ‘somos’ 6 estaduais e 2 federais.

Um ingrediente pode fazer a diferença neste contexto. Para o pleito de outubro, os prefeitos “entraram de cabeça” na campanha, pois o sobrenome estará na urna através de esposa ou filho e, por isso, precisam mostrar força do grupo político que lideram.

Carla Morando (PSDB) – esposa do prefeito de São Bernardo Orlando Morando – e Thiago Auricchio (PL) – filho do prefeito de São Caetano José Auricchio Júnior (PSDB) – buscam à reeleição na Alesp.

Já Ana Carolina Serra (Cidadania) – esposa do prefeito de Santo André Paulo Serra (PSDB) – estreia na urna em busca de uma cadeira na Assembleia Legislativa. 

Reeleição 

Além de Carla e Thiago, dos atuais deputados com domicílio no ABC, outros três buscarão a manutenção do cargo: os petistas Teonilio Barba e Luiz Fernando Teixeira e Márcio da Farmácia (Podemos).

Atual deputado estadual, Coronel Nishikawa (PL) tenta uma cadeira em Brasília ao invés de concorrer à Alesp. Já os dois federais – Alex Manente (Cidadania) e Vicentinho (PT) – também tentarão a reeleição. 

Vices 

Os vices-prefeitos das duas maiores cidades da região também testarão força neste pleito na corrida por uma cadeira na Câmara dos Deputados. Vice de Orlando Morando, Marcelo Lima (SD) tem concentrado todas energias nesta disputa para ter êxito e não repetir o revés de 2018, na eleição dominada por “YouTubers”. Tem o apoio integral do prefeito e do atual grupo político que dirige o Paço de São Bernardo desde 2017.

Vice de Paulo Serra, Luiz Zacarias (PL) aposta na raia bolsonarista para garantir cadeira. Neste caso, não conta com apoio integral do atual comando do Paço, que tem outros nomes também para dividir votos: Fernando Marangoni (UB), Taka Yamauchi (MDB) e Júnior Orosco (UB).

Ex-prefeitos

Políticos que já comandaram Executivos locais também estarão nas urnas. Luiz Marinho (PT), que foi duas vezes prefeito de São Bernardo, concorre à deputado federal. Já Átila Jacomussi (SD), ex-prefeito de Mauá, tenta retornar à Assembleia Legislativa de SP. Paulo Pinheiro (UB), ex-prefeito de São Caetano, também está na disputa. Ele postula uma cadeira na Alesp.