Mesmo fechado ao público, equipamento mantém acolhimento e tratamento de animais resgatados e vítimas de maus-tratos. Foto: Omar Matsumoto/PMSBC
Mesmo fechado ao público, equipamento mantém acolhimento e tratamento de animais resgatados e vítimas de maus-tratos. Foto: Omar Matsumoto/PMSBC

Apesar de todas as restrições impostas pela pandemia da Covid-19, o Zoológico Municipal de São Bernardo segue tendo papel fundamental na preservação da fauna e cuidado de animais silvestres da região. Fechado para visitação desde o início de março, devido à Fase Vermelha do Plano São Paulo, o Zoo já recebeu neste ano 109 animais vítimas de ação de traficantes e de traumas causados por acidentes e maus-tratos, sendo que boa parte dos bichos foi devolvida à natureza.

Localizado nas dependências do Parque Estoril, o Zoo de São Bernardo tem reforçado, em meio à pandemia do Coronavírus, o cuidado dedicado aos 250 animais mantidos regularmente na área de exposição do equipamento. A equipe do Zoo segue realizando normalmente sua rotina de cuidado com os bichos acolhidos, desde alimentação, manejo e o trabalho de enriquecimento ambiental e de condicionamento. A única mudança foi o aumento nos cuidados sanitários, como, por exemplo, o uso de máscara.

Referência

 Única instituição voltada ao cuidado animal silvestre do Grande ABC, o Zoo é um dos principais instrumentos da Prefeitura de São Bernardo para a preservação e cuidado da fauna e flora do município. O equipamento, que é certificado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), abriga atualmente 250 animais de 70 espécies diferentes, todos protegidos em viveiros adaptados para atender às necessidades de cada um.

Para auxiliar na recuperação dos animais, o centro ecológico de São Bernardo conta com equipe de profissionais que atuam em sintonia pelo bem-estar das espécies.

Serviço

O Zoológico Municipal de São Bernardo fica no Parque Natural Municipal Estoril – Rua Portugal, 1.100, Riacho Grande. Devido à Fase Vermelha do Plano São Paulo, o equipamento segue fechado ao público neste momento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui