Medida visa segurança e monitoramento de todos, além de manutenção da aprendizagem nas unidades escolares. Foto: Gabriel Inamine/PMSBC
Medida visa segurança e monitoramento de todos, além de manutenção da aprendizagem nas unidades escolares. Foto: Gabriel Inamine/PMSBC

Em linha com o programa de enfrentamento à Covid-19 do município, a Prefeitura de São Bernardo instituiu a realização de testes rápidos de Coronavírus nas escolas da rede municipal, em paralelo ao retorno 100% presencial dos estudantes – iniciado na última segunda-feira, 02/08.

Independentemente do plano de amostragem, caso qualquer aluno ou funcionário apresente resultado positivo à Covid-19, toda aquela unidade escolar será submetida a teste, incluindo seus familiares mais próximos (mesma residência).

O plano é por amostragem e vai percorrer os nove territórios da cidade, sendo que o método de testagem é o antígeno, cujo resultado é concluído em até 20 minutos. Até o momento, a ação foi realizada em duas escolas – Emeb Professor Geraldo Hypólito e Emeb Claudemir Gomes do Vale –, contabilizando mais de 253 testes em alunos e 35 profissionais da Educação, sem nenhuma ocorrência verificada.

A realização dos testes ocorre com autorização por escrito dos pais e responsáveis de cada aluno – caso não haja concordância dos mesmos, o estudante necessita ficar em quarentena e mantendo o ensino de forma remota.

De acordo com o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, a ação proporciona melhor monitoramento dos alunos e profissionais envolvidos, com o objetivo de garantir que o retorno presencial das atividades escolares em maior escala seja continuado.

“O planejamento é para cuidar e proteger nossas crianças e profissionais, garantindo que não ocorram mais suspensões das aulas presenciais. Vamos garantindo que todo este processo de retomada presencial ocorra de maneira segura para todos”, destacou Morando.

A liberação presencial total dos estudantes foi oficializada depois que São Bernardo reduziu os índices de internação nos hospitais públicos, além do avanço no processo de imunização – são mais de 700 mil doses aplicadas, totalizando 80% da população adulta com a primeira dose.


Reforço escolar

Em agenda oficial nesta sexta-feira, 06/08, Orlando Morando, esteve na Emeb Teotônio Vilela, situada na região do Divinéia, para detalhar o programa “Aprender Mais”, instituído na rede municipal de ensino desde a retomada presencial dos alunos, em 17/05, e que consiste em reforço de aprendizagem, com o adicional de oito horas de atividades pedagógicas.

Prefeito Orlando Morando visitou a Emeb Teotônio Vilela. Foto: Gabriel Inamine/PMSBC

“Uma importante ferramenta nesta plataforma de Educação, que visa manter o melhor do ensino para as nossas crianças”, destacou o Prefeito.

 Ao todo, 5.520 alunos estão inseridos neste programa, totalizando 450 turmas de 73 unidades escolares da rede municipal.

“O retorno presencial em maio foi de até 35% de capacidade. Trabalhamos no formato híbrido, mesclando com o ensino remoto e, adicionalmente, colocamos este reforço para garantir a aprendizagem aos estudantes. Tem sido muito importante, uma vez que o impacto da pandemia nos fez buscar as alternativas de não perder a excelência no ensino”, comentou a secretária de Educação, Silvia Donnini.