Carreta itinerante ficará estacionada no estacionamento da Prefeitura de Santo André. Foto: Alex Cavanha/PSA
Carreta itinerante ficará estacionada no estacionamento da Prefeitura de Santo André. Foto: Alex Cavanha/PSA

A carreta itinerante do Via Rápida Emprego trará 48 novas oportunidades de qualificação profissional para os interessados em realizar o curso de Produção Alimentícia – Auxiliar de Cozinha em Santo André.

Com previsão de início para dia 24/02, a carreta com o curso ficará no estacionamento da Prefeitura de Santo André. Com carga horária de 80 horas/aula, o curso tem duração de 16 dias úteis. Na atividade, os alunos serão capacitados para atuarem como auxiliar nos serviços de alimentação, ajudando outros profissionais da área no preparo e processamento de alimentos e na montagem de pratos.

Para os interessados, é necessário se inscrever até dia 21/02 no site www.cursosviarapida.sp.gov.br/cursos/7067/auxiliar-de-cozinha.

Metodologia

Ao todo serão três turmas, sendo uma por período. No da manhã, as aulas ocorrerão das 8h às 12h10; à tarde, o curso será ministrado das 13h às 17h10; à noite, as aulas serão realizadas das 18h às 22h10. Cada turma está com 16 vagas disponíveis. Caso o número de inscritos seja superior ao número de vagas, serão priorizadas as pessoas desempregadas, com baixa renda e com deficiência.

O aluno poderá receber uma bolsa auxílio de até R$ 210, que facilitará a permanência e conclusão, se estiver dentro dos critérios de elegibilidade descritas no site do Via Rápida, como ter mais de 75% de frequência no curso, ser maior de 16 anos, alfabetizado, domiciliado no Estado de São Paulo e desempregado.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento e Geração de Emprego de Santo André, Evandro Banzato, a realização do curso só é possível graças às parcerias realizadas com o Governo do Estado de São Paulo, Centro Paula Souza e Escola de Ouro Andreense, além do apoio das demais secretarias, como a de Segurança Cidadã, Mobilidade Urbana, Manutenção e Serviços Urbanos e Inovação e Administração. “Santo André tem se destacado como um grande polo gastronômico do ABC. Temos tido bastante contratação para a área devido ao grande número de aberturas de restaurantes e bares. Esta qualificação é fundamental e temos muito orgulho do projeto”, disse o secretário.

Outras áreas

Esta é a primeira atividade da carreta móvel do Via Rápida Emprego no ano em Santo André. À distância, há inscrições abertas até esta sexta-feira (18) para os cursos de Assistente Administrativo e de Porteiro e Controlador de Acesso. Os interessados podem se inscrever no site http://www.cursosviarapida.sp.gov.br/onde-estudar.

O programa Via Rápida Emprego é uma iniciativa do Governo do Estado, realizada em parceria com a Prefeitura de Santo André, por meio da Escola de Ouro Andreense e da Secretaria de Desenvolvimento e Geração de Emprego. A ação tem como objetivo oferecer cursos gratuitos e de formação profissional para jovens e adultos que estão em busca de melhores oportunidades de emprego.

A capacitação profissional é um dos três pilares que a Secretaria de Desenvolvimento e Geração de Emprego tem como prioridade, juntamente com a melhoria no ambiente de negócios e a competitividade nas empresas.