Equipe acreditação do Hospital Estadual Mário Covas. (Foto tirada antes da pandemia). Crédito: Divulgação/FUABC
Equipe acreditação do Hospital Estadual Mário Covas. (Foto tirada antes da pandemia). Crédito: Divulgação/FUABC

O Hospital Estadual Mário Covas (HEMC), em Santo André, acaba de ser contemplado com a acreditação “Qmentum International”, nível Diamante. Trata-se de metodologia canadense aplicada em mais de 40 países que monitora e atesta padrões de excelência em serviços de saúde.

Gerido pela Fundação do ABC desde sua inauguração, em 2001, o hospital já detinha a acreditação nacional em nível máximo, a ONA 3 (Organização Nacional de Acreditação). Há dois anos a unidade estabeleceu como objetivo novos desafios com foco no aperfeiçoamento e melhoria dos processos que envolvem a assistência à saúde. No dia 27 de julho, após análise dos resultados obtidos nos dois últimos anos, o Instituto Qualisa de Gestão (IQG) – responsável pela certificação no Brasil – conferiu ao HEMC a tão almejada acreditação internacional.

“A conquista da acreditação internacional é uma realidade graças ao trabalho intenso de nossas equipes, gestores e diretores. Agora o objetivo será árduo para mantê-la e ir ainda mais além”, disse o diretor-geral do hospital, Dr. Desiré Carlos Callegari.

Hospital reafirma compromisso com a assistência e segurança do paciente e garante uma das mais conceituadas acreditações em Saúde do mundo. Foto: Divulgação/FUABC

Requisitos

A certificação Qmentum é resultado de parceria do Instituto Qualisa de Gestão (IQG) com a Health Standards Organization (HSO) – antiga Accreditation Canada International – e possibilitou que as instituições de saúde brasileiras acessem padrões internacionais de excelência e inovação, com oportunidades únicas de troca de expertise e boas práticas assistenciais.

As avaliações são realizadas por equipes altamente qualificadas, que assumem o compromisso de tornar o processo acessível, pertinente e transformador para as organizações. A metodologia, que utiliza novas e inovadoras ferramentas para avaliação e reestruturação dos processos de trabalho, está alinhada aos princípios de Governança Clínica, sendo utilizada em mais de 40 países.

Entre os benefícios da acreditação Qmentum International estão o uso da Governança Clínica como princípio norteador; visão voltada para o cuidado centrado no paciente; integração de normas e melhores práticas aprovadas e adotadas internacionalmente; acompanhamento dos indicadores de desempenho e resultado através de uma plataforma customizada; orientação exclusiva de especialistas internacionais para a implementação da metodologia; aprimoramento contínuo de padrões de excelência e de melhores práticas; e benchmarking global de ações inovadoras com diversos países.