Anúncio foi feito pelo Prefeito Orlando Morando em visita a unidade. Foto: Ricardo Cassin/PMSBC
Anúncio foi feito pelo Prefeito Orlando Morando em visita a unidade. Foto: Ricardo Cassin/PMSBC

Na noite desta quarta-feira, 19/05, a Prefeitura de São Bernardo ampliou para até às 22h o horário de atendimento da UBS do bairro Batistini.

De acordo com o Prefeito Orlando Morando, a pandemia tem sobrecarregado o sistema de Saúde e a extensão do horário de funcionamento da unidade vai ajudar a ampliar ainda mais os atendimentos. “As unidades que funcionam no horário noturno cumprem um papel importante nesta pandemia, de evitar a aglomeração na busca por serviços, como dispensação de medicamentos, vacinação e mesmo consultas e exames. É também mais uma forma eficiente de reduzir o absenteísmo”, destacou.

Durante a pandemia, o atendimento na Atenção Básica precisou ser adaptado. A sala da comunidade foi equipada e transformada em um Centro Exclusivo de Atendimento Covid-19, com acolhimento médico para diagnóstico e exames. Demais serviços de rotina a pacientes com até 6 meses e gestantes, como vacina e pré-natal, foram mantidos normalmente, bem como a dispensação de medicamentos, troca de receitas de psicotrópicos, atendimentos emergenciais – incluindo de saúde bucal – e as rotinas das linhas de cuidados de pacientes com diabetes, hipertensão e doenças respiratórias crônicas.

De acordo com o diretor da área, Dr. Stefanos Lazarou, a ampliação do horário até às 22h é importante para garantir a oferta de serviços. Para isso, duas novas equipes de Saúde da Família foram contratadas para o horário noturno. “Teremos mais dois médicos na unidade, para atendimento neste horário, que contemplarão os 25 mil pacientes ativos desta UBS”, reforçou.

Além das três novas unidades com horário ampliado, outras 17 UBSs de São Bernardo já vinham ofertando atendimento até às 22h. São elas: Taboão, Planalto, São Pedro, Parque São Bernardo, Farina, Ferrazópolis, Leblon, Silvina, Alves Dias, Nazareth, Vila Marchi, Alvarenga, Ipê, Orquídeas, União, Represa e Vila Rosa.