Benefício será concedido novamente para pessoas de 60 a 65 anos. Foto: Omar Matsumoto/PMSBC
Benefício será concedido novamente para pessoas de 60 a 65 anos. Foto: Omar Matsumoto/PMSBC

Em comemoração ao Dia Nacional do Idoso, celebrado nesta sexta-feira, 01/10, o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, anunciou a retomada da gratuidade concedida no transporte público municipal para pessoas de 60 a 65 anos. A medida passa a valer a partir deste sábado, 02/10, em todas as 68 linhas municipais.

Com a retomada do benefício, a população deste grupo poderá utilizar novamente o Cartão Legal Sênior, tendo direito a 60 créditos mensais para embarcar gratuitamente no transporte público municipal. A medida foi oficializada no decreto 21.741, de 30 de setembro de 2021, publicado na edição desta sexta-feira do Notícias do Município.

Prefeito Orlando Morando visitou o posto de atendimento para emissão do cartão Senior na manhã desta sexta-feira, 01/10. Foto: Omar Matsumoto/PMSBC

De acordo com Morando, o retorno do benefício ocorre após a cidade avançar na vacinação de idosos e em um momento de diminuição dos óbitos por Covid-19. A gratuidade no transporte público para idosos de 60 a 65 anos havia sido suspensa no 23 de março de 2020, em razão da pandemia.

“Quando suspendemos o benefício no ano passado nosso objetivo foi desestimular, na época, os deslocamentos desnecessários de idosos, em um período em que eles eram considerados, por especialistas, o maior grupo de risco da doença. Agora com a imunização avançada e a queda dos indicadores retomamos este benefício tão importante para nossa população”, destacou Morando.

Sobre o benefício

O Cartão Legal Sênior é destinado ao público etário (60 a 65 anos). O benefício visa atender as pessoas não contempladas pela Lei Federal 10.741/2003, que garante a gratuidade apenas para idosos acima de 65 anos.

Este cartão não possui custo de emissão. Os interessados em obter o cartão devem comparecer ao posto de atendimento portando os seguintes documentos obrigatórios para sua emissão (original e cópia): RG e CPF, além de comprovante de residência atual (até 90 dias) em nome do usuário.

Serviço

O posto de atendimento para emissão do cartão fica localizado nas dependências do Terminal João Setti, na Rua Domingos João Balotim, nº 80 – Centro. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h, e aos sábados, das 08h às 12h.