Big Sur e California Coast. Crédito da imagem: The New York Times
Big Sur e California Coast. Crédito da imagem: The New York Times

A Mobility, um dos players brasileiros de locação de veículos para agências de turismo nacionais e internacionais, escolheu os 10 melhores destinos para viajar de carro, moto ou motorhome pelos Estados Unidos. Dentre os eleitos estão parques nacionais, regiões de lagos, atrações costeiras e a emblemática Las Vegas, no deserto de Nevada. São destinos que podem ser explorados em períodos de 3 a 15 dias ou incluídos nos planos de quem pretende estender a temporada, mesclando trabalho e lazer (tendência de stay-cation).
Confira o Top 10:

Grand Teton National Park. Crédito da imagem: Portal Cruise America

10) Grand Teton National Park

O Grand Teton National Park fica no estado de Wyoming e é um destino perfeito para quem vai visitar o Yellowstone National Park, cuja maior parte também se localiza em Wyoming. Os destaques são o conjunto de montanhas Teton, formado por picos irregulares e pontiagudos, lagos cristalinos e a grande biodiversidade do local, com grandes chances de encontrar animais como alces, águias, coiotes e bisões.
O que fazer? Existem centenas de quilômetros de trilhas (algumas tranquilas, outras desafiadoras) com vistas espetaculares e, além das caminhadas, é possível fazer atividades como pesca, canoagem e escalada. Saindo do parque, vale a pena explorar Jackson, uma charmosa vila com restaurantes, lojas e uma estação de esqui.
Quantos dias e como chegar: Para aproveitar o parque com calma, são indicados pelo menos 3 dias. Se o tempo for curto, o visitante consegue ver a parte principal do parque e, com mais tempo, dá para encaixar passeios diferentes. Existe um Aeroporto em Jackson, que serve de base para explorar o parque, mas a maioria das pessoas opta por voar até o aeroporto de Salt Lake City ou Idaho Falls, alugar um carro e seguir viagem até o Grand Teton.

Zion National Park. Crédito da imagem: Portal Vamos pra onde

9) Zion National Park

O Zion National Park, localizado no estado de Utah, é um dos mais visitados dos EUA e recebe cerca de 4,5 milhões de pessoas por ano. É neste parque que fica a Angels Landing, formação rochosa com trilha íngreme e estreita, tornando-a uma das mais desafiadoras do país. Uma das áreas mais populares do parque é conhecida como The Narrows, a seção mais estreita do Zion Canyon, em que a trilha é o próprio rio Virgin.
O que fazer? Além das trilhas de dificuldades variadas, no Zion National Park também é possível fazer escaladas, cavalgadas, passeios de bicicleta, barco e observação de aves.
Quantos dias e como chegar: Para explorar bem o parque, recomenda-se passar 4 ou 5 dias, mas em menos tempo é possível conhecer um pouco da área. Para chegar lá, as opções mais comuns são pousar em Las Vegas ou Salt Lake City e então dirigir até o parque.

Oregon Coast. Crédito da imagem: Portal Oregon is for Adventure

8) Oregon Coast

Com vilarejos litorâneos, praias, florestas e montanhas, a costa do Oregon agrada amantes da natureza e da aventura. A região estende-se por 584 quilômetros ao longo do Oceano Pacífico e oferece belas paisagens e aventuras ao ar livre.
O que fazer: Para explorar o litoral do Oregon, a melhor opção é dirigir pela Highway 101 fazendo paradas estratégicas. Algumas opções são a cidade de Seaside, conhecida como a “Joia da Costa do Oregon”, e Cannon Beach, uma das praias mais famosas do estado e onde fica a Haystack Rock, que se eleva a 70 metros acima da água.
Quantos dias e como chegar: Para explorar a costa do Oregon, aproveitando a vista e as paradas ao longo do caminho, são indicados entre 5 e 7 dias. A sugestão é descer no Aeroporto de Portland, alugar um carro e então dirigir pela Highway 101 margeando o litoral.

Lago Powell. Crédito da imagem: Blog Lugares Fantásticos

7) Lago Powell

O Lago Powell é um reservatório artificial no Rio Colorado, na divisa dos estados de Utah e Arizona, próximo à cidade de Page. As margens do lago oferecem praias de areia branca, água azul e rochas avermelhadas de arenito, fazendo dele uma opção de lazer para 2 milhões de pessoas por ano.
O que fazer: O Lago Powell é excelente para a canoagem, caiaque e pesca, além de ser um ótimo ponto para avistar estrelas durante a noite. A região conta com outros atrativos, como o Antelope Canyon, um dos mais fotografados do país, e o Horseshoe Bend, famoso ponto onde o rio Colorado faz a curva.
Quantos dias e como chegar: Para aproveitar não só o Lago Powell, mas também as outras atrações da região, é indicado passar 3 dias. É possível chegar até Page pelos aeroportos de Page ou Flagstaff Pulliam e então continuar o caminho de carro.

Badlands National Park. Crédito da imagem: Portal Visite os USA

6) Badlands National Park

O Badlands National Park, localizado na Dakota do Sul, chama atenção por suas falésias, pradarias e antigos terrenos fósseis ao longo de 100 mil hectares. Além dos picos e rochas de diferentes cores, Badlands também conta com muita vida selvagem, como bisões, carneiros-selvagens, cães-da-pradaria e antílopes.
O que fazer: Para conhecer um pouco dos quase 100 mil hectares do parque, vale fazer passeios a pé, de bicicleta e de carro. Para agradar grupos inteiros, há trilhas para diversos níveis de habilidade, um laboratório de preparação fóssil e até um festival anual de astronomia.
Quantos dias e como chegar: Para vivenciar o parque, são recomendados dois dias inteiros, embora com menos tempo também seja possível visitar o Badlands National Park. A opção mais simples de acesso é pousar no aeroporto de Rapid City e seguir de carro, por cerca de uma hora, até o parque; também é possível chegar pelos aeroportos de Sioux Falls e Pierre.

Arches National Park. Crédito da imagem: Portal Visit Utah

5) Arches National Park

No estado de Utah, o Arches National Park contém a maior concentração de arcos naturais de arenito do mundo. Graças ao clima, o parque é um ótimo lugar para visitar independentemente da estação e recebe cerca de 1,5 milhão de visitantes por ano.
O que fazer: Uma das maneiras mais satisfatórias de conhecer o parque é a pé, por trilhas que vão de poucos minutos a 4 ou 5 horas. É possível fazer escalada e rapel nos cânions, andar de bicicleta ou a cavalo e ainda aproveitar um dos céus mais escuros do país para observar as estrelas.
Quantos dias e como chegar: Para curtir o parque e todas as suas paisagens com calma, é preciso separar dois dias. Os principais aeroportos para chegar até lá são o Grand Junction e o Durango-La Plata, de onde o visitante segue de carro rumo ao Arches National Park.


Crater Lake National Park. Crédito da imagem: Portal Oregon is for Adventure

4) Crater Lake National Park

O Crater Lake National Park, no estado do Oregon, impressiona por suas paisagens: um lago de águas limpas e azuis, desfiladeiros íngremes e duas ilhas sem igual. O lago Crater, que dá nome ao parque, fica dentro da cratera de um vulcão extinto e é considerado o lago mais profundo dos EUA.
O que fazer: É possível percorrer de carro a estrada que contorna a extensão do lago, parando nos mirantes para observar e tirar fotos. Outras opções são o passeio de barco, de bonde e as trilhas pela floresta.
Quantos dias e como chegar: Para admirar toda a beleza do parque, é indicado passar 3 dias. Os aeroportos mais próximos são o de Medford-Rogue Valley, Eugene e Portland, completando o trajeto de carro até o Crater Lake National Park.

Las Vegas. Crédito da imagem: Portal Dicas de Las Vegas

3) Las Vegas

Las Vegas, mundialmente conhecida por seus cassinos e hotéis luxuosos, foi construída em meio ao deserto, no estado de Nevada. É uma das cidades mais visitadas do mundo e conta com inúmeras opções de diversão para os turistas.
O que fazer: Além de todo o luxo de Vegas, o estado de Nevada tem paisagens belíssimas que agradam amantes da natureza e da vida ao ar livre. Alguns desses lugares são o Valley of Fire State Park , com diferentes formações rochosas, o Lago Mead, perfeito para esportes aquáticos e o Red Rock Canyon, área de conservação nacional com cenários incríveis.
Quantos dias e como chegar: Para explorar Las Vegas com calma, recomenda-se uma estadia mínima de 5 dias. Embora seja possível pousar diretamente no aeroporto de Las Vegas, muitos preferem voar até Los Angeles e alugar um carro para o trajeto até Vegas, aproveitando para fazer paradas pelo caminho.

Bryce Canyon National Park. Crédito da imagem: Portal Visite os USA

2) Bryce Canyon National Park

O Bryce Canyon National Park, no estado de Utah, tem a maior concentração do mundo de hoodoos, pilares de rocha de formas irregulares. Rochas de diferentes cores e desfiladeiros imensos criam a paisagem única desse parque, que recebe 2 milhões de visitantes por ano.
O que fazer: Existem trilhas de 1 até 5 horas de duração, mas também dá para explorar o parque de carro ou a cavalo, parando para observar e fotografar as paisagens. Anualmente, o parque organiza um festival de Astronomia e outro de Geologia.
Quantos dias e como chegar: É possível conhecer o parque em um dia inteiro, mas se quiser fazer trilhas maiores será necessário passar mais tempo. A maioria das pessoas pousa no Aeroporto de Las Vegas e segue de carro até o Bryce National Park. Outra opção é desembarcar no Aeroporto de Cedar City.

Big Sur e California Coast. Crédito da imagem: The New York Times

1) Big Sur e California Coast

A Costa da Califórnia é extensa e conta com a famosa Highway 1, que segue de norte a sul margeando grande parte do litoral do estado. Um dos destaques é Big Sur, considerado o trecho mais bonito da rodovia. São quase 70 km de curvas fechadas decoradas com praias paradisíacas e rochedos pontiagudos.
O que fazer: A viagem pelo litoral da Califórnia oferece paisagens lindas e permite visitar inúmeras cidades. Além de Big Sur, algumas paradas imperdíveis são as cidades de São Francisco, Santa Barbara, Santa Monica e San Diego, aproveitando as praias, piers e restaurantes de cada local.
Quantos dias e como chegar: Para explorar a Costa da Califórnia e seus encantos, são indicados entre 10 e 15 dias. A maioria das pessoas pousa no Aeroporto de Los Angeles e aluga um carro para fazer a viagem pelo litoral, uma vez que a icônica estrada é um dos grandes atrativos do roteiro.