Ação aconteceu na EMEI Dulce Junquetti. Foto: Letícia Teixeira / PMSCS
Ação aconteceu na EMEI Dulce Junquetti. Foto: Letícia Teixeira / PMSCS

Nesta quinta-feira, 28/10, os alunos das turmas G4 e G5 (4 e 5 anos) da EMEI Dulce Junquetti, em São Caetano tiveram uma tarde diferente: eles se divertiram com as peripécias de Kito e Tinha, personagens do esquete (peça de curta duração) teatral infantil Vou daqui, vou pra lá, cada coisa em seu lugar, e aprenderam como evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti. 

O esquete está sendo levado, gratuitamente, a 27 escolas de Educação Infantil de São Caetano e faz parte do projeto Esse mosquito vai dançar, que também inclui a distribuição gratuita de kits educativos para alunos e professores e a manutenção de um site com informações sobre o projeto (https://www.essemosquito.com.br/).

Dupla Kito e Tinha alegraram a criançada. Foto: Letícia Teixeira / PMSCS

Segundo a secretária de Cultura, Liana Crocco, o projeto é realizado pela empresa OAK Educação e Cultura, que busca educar por meio da arte, e levado às escolas públicas com o apoio da Lei de Incentivo à Cultura.  “Acolhemos a iniciativa como uma ótima oportunidade de abordarmos o tema desde a primeira infância, sabendo que as crianças são elementos multiplicadores de informação dentro das famílias”, destacou o secretário de Educação, Fabricio Coutinho de Faria.  “É importante trazermos informações de forma lúdica, que atinge mais as crianças. Estamos justamente falando sobre a importância da água em sala de aula e a relação entre água parada e a proliferação do mosquito é um dos temas que vamos abordar”, explicou a diretora Meire Bernardi.

A peça teatral dura apenas 15 minutos e ensina, de forma divertida, a combater o mosquito causador da dengue, zika e chikungunya, cuja incidência tende a aumentar com a proximidade do verão. Para evitar a aglomeração de alunos, os atores estão fazendo a apresentação de sala em sala, para grupos pequenos.