As brincadeiras vão muito além dos momentos de lazer e as lúdicas têm papel fundamental na educação e no dia a dia das crianças, estando cada vez mais presentes no contexto escolar. Estudos confirmam que as brincadeiras contribuem diretamente para o desenvolvimento da imaginação e das habilidades cognitivas, sociais, emocionais e motoras, além de proporcionar diversão.
Por isso, o Colégio Singular, com unidades em Santo André, em São Bernardo do Campo e em São Caetano do Sul, realizará no dia 27 de abril (sábado), a partir das 8 horas, o 3º Encontro do Brincar, com o tema A Magia do brincar: vivências de ontem, hoje e sempre, na unidade andreense, localizada na Rua Álvares de Azevedo, 222 – Centro. A proposta é promover novos conhecimentos para a sua equipe pedagógica e das escolas parceiras.
Com inscrições disponíveis no link singular.com.br/brincar , o evento espera reunir cerca de 400 educadores e será comandado pela dupla Nossa Patota (formada por Juliana Gulmini e Priscila Labronici), que promove uma abordagem integrada combinando arte, educação, psicologia e imaginação, cursos e treinamentos de formação criativa para professores e arte-educadores a fim de enriquecer suas práticas pedagógicas.
Juliana Gulmini é psicóloga, formada pela Universidade de Coimbra, artista pela Fundação das Artes de São Caetano, produtora multimídia pela FIAP, pós-graduada em Arteterapia pelo Instituto Sedes Sapientiae e há 14 anos atua com atividades maker e formação criativa.
Priscila Labronici é arte-educadora e atriz licenciada pela Faculdade Paulista de Artes, pós-graduada pelo Centro de Artes e Educação Célia Helena, contadora de histórias, professora de Arte e Teatro na Educação Infantil e mediadora em espaços do brincar na rede SESC.