Atividade gratuita ocorre nos dias 5 e 12 de maio em parceria com o Projeto ConheSendo. Foto: Divulgação/Semasa
Atividade gratuita ocorre nos dias 5 e 12 de maio em parceria com o Projeto ConheSendo. Foto: Divulgação/Semasa

A sociedade teve suas relações e percepções alteradas em razão do período de pandemia de Covid-19. Para compreender um pouco mais dessas mudanças, os impactos sociais e aqueles ligados à saúde mental e emocional em crianças e adolescentes, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) oferece o minicurso “Natureza, um caminho para amenizar os impactos socioemocionais em crianças e jovens pós-pandemia”.

A formação, que ocorrerá nos dias 5 e 12/5, de forma presencial, das 14h às 17h, é uma iniciativa da Gerência de Educação e Mobilização Ambiental da autarquia em parceria com o Projeto ConheSendo, que promove atividades com foco no desenvolvimento integral das crianças, buscando o encantamento pela infância e o encantamento das crianças por si mesmas. A organização conta com um espaço próprio, aberto em 2020, que oferece oficinas, psicoterapia e arteterapia.

Atividades de sensibilização ambiental com o projeto ConheSendo. Foto: Divulgação/Semasa

O minicurso, que é gratuito, voltado especialmente para cuidadores, pais, responsáveis e educadores, terá seis horas de duração divididas em dois encontros que ocorrerão na Escola Municipal de Iniciação Artística Aron Feldman (Parque Regional da Criança – Avenida Itamarati, 536).

Durante a atividade, serão abordados assuntos como: a dificuldade de crianças e jovens em expressar seus sentimentos, que foram identificados durante a pandemia (isolamento e distanciamento social, aulas online e etc); relatos e experiências de profissionais da área da psicoterapia; mudanças de comportamento nas crianças e jovens no retorno às aulas presenciais; saúde e meio ambiente; e o contato com a natureza em suas diversas formas, como um caminho para amenizar esses impactos e metodologias mediadoras do processo de retorno da infância ao contato com a natureza.

O minicurso faz parte do Programa Sensibilizando Olhares, Compartilhando Saberes, desenvolvido pela Educação Ambiental do Semasa, integra as formações da Escola de Ouro Andreense e atende aos objetivos da Política Municipal de Educação Ambiental. As inscrições podem ser realizadas até 3 de maio em www.semasa.sp.gov.br/minicursos.