A Secretaria de Meio Ambiente de Ribeirão Pires divulgou o calendário oficial para a semana do mundial da água, entre 21 e 25 de março, e para o aniversário da Represa Billings, dia 27. Serão quatro atividades, sendo duas delas em Escolas Municipais da Estância e outras duas abertas ao público: uma no Parque Oriental e outra às margens da represa.
Os eventos nas escolas serão promovidos em parceria com a SECULT, Secretaria de Educação, Cultura e Turismo.
Confira as atividades da semana:
- DIA DA ÁGUA E DIA DA REPRESA BILLINGS JOGO: LIMPEZA DO RIO
- Faixa etária: 5 anos (Jardins I e II)
- Duração da atividade: 30 minutos a 1 hora
- Local: Escola Municipal Antonio Lacerda Bacelar – Jardim Serrano
- Data: 22 de março de 2022
- Período: Tarde
- Sobre a atividade – As crianças receberão informações quanto à importância e a limpeza dos corpos d’água como córregos, rios e represa, com a atividade em uma piscina de bolinhas cheia de peixinhos que estão tentando sobreviver a tanta poluição. Será conversado sobre poluição, sobre separar o lixo em casa, sobre guardar os brinquedos nos locais apropriados, sobre meio ambiente.
- REVITALIZAÇÃO DA NASCENTE NO PARQUE ORIENTAL
- Faixa etária: Todas as idades
- Duração da atividade: 1 a 2 horas
- Local: Parque Oriental
- Data: 22 de março
- Sobre a atividade – Recuperação de uma nascente localizada dentro do Parque Oriental, em homenagem ao aniversário da Represa Billings.
- ANIVERSÁRIO DA REPRESA BILLINGS
- Faixa etária: 6 anos (1º ano)
- Duração da atividade: 1:30 horas
- Local: Represa Billings
- Data: 24 de março – 09:00 horas
- Sobre a atividade – Atividade de soltura de peixes em homenagem a represa Billings, com orientação e conscientização sobre o ato.
- NASCENTE MODELO
- Faixa etária: Alunos, professores e funcionários da Escola Edir Maria de Oliveira
- Duração da atividade: 2 horas
- Local: Escola Municipal Edir Maria de Oliveira
- Data: 25 de março
- Sobre a atividade – O projeto Nascente Modelo é uma diretriz do programa estadual Município VerdeAzul, e consiste na escolha, recuperação, identificação visual e preservação de nascentes, além de visita monitorada com alunos e munícipes em geral. Atrás dos muros da escola municipal Edir Maria de Oliveira, no bairro Ouro Fino Paulista, foi observada a presença de uma nascente em uma área bastante degradada com voçorocas e vegetação exótica