O prêmio foi entregue em cerimônial que aconteceu Tribunal de Contas da União, em Brasília - Fotos Divulgação/PMSCS

A Secretaria de Saúde de São Caetano recebeu na sexta-feira (8/12) o Selo Prata de Boas Práticas Rumo à Eliminação da Transmissão Vertical do HIV e/ou Sífilis. O evento aconteceu no auditório do Tribunal de Contas da União, em Brasília.

O Ministério da Saúde certificou municípios que estão trabalhando no cumprimento de metas que garantem a eliminação vertical do HIV e/ou Sífilis vertical, que ocorre quando a doença passa da mãe para o bebê, no útero ou durante o parto.

“Desde 2021 São Caetano desenvolve diversas estratégias para o controle do HIV e Sífilis. Com a criação do Comitê de Investigação para prevenção e Eliminação da Transmissão Vertical do HIV e Sífilis, em 2022, adotamos também ações voltadas à redução do risco de exposição, como busca ativa dos casos, qualificação e compartilhamento de informações com toda a rede e a capacitação de toda equipe”, destacou a secretária de Sáude, Regina Maura Zetone.

São Caetano está entre os 73 municípios brasileiros que foram contemplados pelo Ministério da Saúde. Entre os critérios para obter a certificação estão os indicadores de impacto como incidência de sífilis congênita, incidência de infecção pelo HIV em crianças, taxa de transmissão vertical de HIV e indicadores de processo como: proporção de gestantes com pelo menos quatro consultas de pré-natal; proporção de gestantes com pelo menos um teste de HIV e/ou sífilis durante o pré-natal; proporção de gestantes em uso de terapia anti-retroviral  (TARV); e proporção de gestantes com tratamento adequado para sífilis.

“O Selo representa nosso compromisso em garantir um futuro saudável para as gestantes e suas famílias aqui em São Caetano. Vamos continuar esse trabalho promovendo a saúde, bem-estar e muita informação para nossas gestantes”, destacou a coordenadora do Cepadi (Centro de Prevenção e Assistência às Doenças Infecciosas), Raquel Terezam.

A transmissão vertical de doenças infecciosas pode ser evitada desde que todos os testes e cuidados sejam realizados criteriosamente durante o pré-natal. Todas as Unidades Básicas de Saúde do município e o Cepadi oferecem testes. O munícipe também pode solicitar o autoteste e realizá-lo em sua residência.

Essa foi a segunda premiação neste tema recebida por São Caetano em 2023. Em outubro, a Secretaria de Saúde e o Programa Municipal de IST, HIV/Aids e Hepatites Virais, da Coordenadoria Municipal de Controle de Infecção, Qualidade e Segurança do Paciente, recebeu o Prêmio Luiza Matida, durante a 8ª Semana Paulista de Mobilização contra a Sífilis Congênita. São Caetano foi uma das 84 cidades do estado premiadas pela eliminação da transmissão vertical (da mãe para o bebê) do HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana), e o município foi reconhecido por não apresentar nenhum caso de transmissão para recém-nascido durante a gravidez ou amamentação.