Exames estavam paralisados por conta da pandemia da Covid-19. Foto: Eric Romero/PMSCS
Exames estavam paralisados por conta da pandemia da Covid-19. Foto: Eric Romero/PMSCS

A Prefeitura de São Caetano do Sul realizou durante um mês 11.155 exames de imagem que estavam represados por conta da pandemia. O atendimento está sendo realizado todos os dias da semana, com horário estendido, inclusive aos sábados e domingos, das 7h às 19h. Em alguns exames a fila foi zerada.

Foram realizadas 4.357 ultrassonografias, 1.433 tomografias, 454 densitometria, 120 ressonâncias magnéticas, 2.162 mamografias e 2.629 exames de raio x. “Em pouco menos de um mês, conseguimos beneficiar 11.155 moradores que estavam aguardando exames. Fico feliz com a adesão da população e com nossa equipe, que desempenhou um trabalho importante para que pudéssemos zerar a fila causada pela pandemia”, ressalta o prefeito Tite Campanella.

Além disso, mais médicos e recepcionistas foram disponibilizados para que não houvesse aglomeração e fossem cumpridas as normas sanitárias nos intervalos dos exames, com higienização de todas as salas. São cinco salas exclusivas no Complexo Hospitalar e duas no Caism (Centro Integral de Atenção à Saúde da Mulher) para exames de ultrassonografia, densitometria, tomografia e mamografia.

Desde que as consultas foram retomadas, na segunda quinzena de abril, um replanejamento com a demanda e a oferta de vagas ampliou o horário de atendimento para exames de imagem. “Conseguimos aumentar a oferta de exames, em alguns casos, como tomografia e densitometria, realizamos 100% dos atendimentos represados. Outros, como ressonância magnética, chegamos a 90% de atendimentos. A estratégia foi um sucesso, superou nossas expectativas”, explica a secretária de Saúde, Regina Maura Zetone.

Os exames de ultrassonografia e mamografia, que atenderam respectivamente 60% e 75% da demanda reprimida, continuarão sendo realizados em horário estendido até que seja zerada a fila de espera.