Nesta terça-feira, 18/05, a Secretaria de Saúde da Prefeitura de São Caetano do Sul, promoveu no Caps (Centro de Atenção Psicossocial) Ruy Penteado, um evento alusivo à data de conscientização sobre a Luta Antimanicomial. As atividades realizadas, hoje e ao longo da semana, no Caps AD, são exclusivas para pacientes e envolvem palestras, rodas de conversa e oficinas para marcar a luta pelos direitos das pessoas com sofrimento mental.
O Movimento da Reforma Psiquiátrica se iniciou no final da década de 1970, com o objetivo de acabar com os manicômios. Desde então, teve início o projeto de reforma psiquiátrica no Brasil, para que o paciente tivesse condições de fortalecer seus vínculos familiares e sociais, sem ser isolado da sociedade.
Na década de 1990, o tratamento hospitalar foi substituído por atendimentos comunitários e uma rede de atenção à Saúde Mental e chegou com a criação do SUS (Sistema Único de Saúde). “Os serviços do Caps são fundamentais para a promoção de um tratamento que substitui a internação pela autonomia do paciente”, explicou a secretária de Saúde, Regina Maura Zetone.
“Nossos Caps têm papel fundamental na rede de Saúde Mental, atuando no cuidado com o sofrimento humano e na prevenção, com a escuta e acolhimento que trazem aos nossos assistidos um tratamento digno e sem preconceitos ou privação de liberdade”, afirmou o prefeito Tite Campanella.
No Caps Ruy Penteado, os pacientes foram recepcionados com café da manhã, participaram de uma roda de conversa sobre o movimento da Luta Antimanicomial e, em seguida, participaram de dança circular, almoço, atividades com terapias alternativas e oficina de mandalas.
Já no Caps AD houve exibição do filme Nise e palestra sobre Reforma Psiquiátrica. Até o dia 27/5, os pacientes poderão participar de palestras, rodas de conversa, dinâmicas e ensaio fotográfico.