O município que conquistou o título de melhor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do Brasil está, agora, entre as dez mais inteligentes e conectadas. A informação é baseada no Ranking Connected Smart Cities 2020. Trata-se do mais importante estudo de cidades do país. Além da 6ª colocação no Ranking Geral, São Caetano se destaca na 1º posição em educação e 2ª entre as Cidades com 100 a 500 mil habitantes e Governança.

Essas informações foram divulgadas durante a Cerimônia de Abertura do evento nacional Connected Smart Cities e Mobility Digital Xperience 2020, mais importante iniciativa de cidades e mobilidade do Brasil. Em função da pandemia do COVID-19, o evento que começou ontem e segue até amanhã,  será apresentado no formato 100% virtual, por meio de plataforma dedicada.  

O estudo, elaborado pela Urban Systems, em parceria com a Necta, está na 6ª edição e mapeia todos os 673 municípios com mais de 50 mil habitantes. O objetivo é definir as cidades com maior potencial de desenvolvimento do Brasil.

Na classificação Geral, São Caetano do Sul (SP) está na 6ª posição do Ranking Connected Smart Cities 2020. A primeira colocada no Ranking Geral foi São Paulo (SP); seguida por Florianópolis (SC); Curitiba (PR); Campinas (SP); e, na 5ª colocação, Vitória (ES). Na sétima posição está Santos (SP); seguida por Brasília (DF); Porto Alegre (RS); e, em 10º lugar, Belo Horizonte (MG).

Além do sexto lugar como a cidade mais inteligente e conectada do Brasil, São Caetano do Sul alcançou, ainda, o 1º lugar em Educação; 2ª entre as Cidades com 100 a 500 mil habitantes e Governança; 4ª no indicador Região Sudeste; 8ª em Saúde; e 16ª colocação em Meio Ambiente.