Força-tarefa da rede de Saúde do município garantiu a imunização de 100% dos públicos-alvo de idosos em ILPIs e indígenas. Foto: Omar Matsumoto/PMSBC
Força-tarefa da rede de Saúde do município garantiu a imunização de 100% dos públicos-alvo de idosos em ILPIs e indígenas. Foto: Omar Matsumoto/PMSBC

Até a última sexta-feira, 22/01, a Prefeitura de São Bernardo chegou ao quarto dia de vacinação contra a Covid-19, com aplicação de mais de 10 mil doses do imunizante em profissionais de Saúde que atuam na linha de frente do combate à doença, idosos e profissionais de Instituições de Longa Permanência (ILPIs) e indígenas. Com isso, o município superou a marca de 84% de aplicação das 11.840 doses recebidas do governo estadual. A projeção é concluir as vacinações até esta segunda-feira (25/01), contemplando profissionais que estavam em folgas ou em troca de turnos.

Vacinação no Hospital Anchieta. Foto: Omar Matsumoto/PMSBC

Desde a chegada do primeiro lote da Coronavac – vacina produzida em parceria pelo Instituto Butantan e o laboratório chinês Sinovac – no último dia 19, a Prefeitura vem realizando uma força-tarefa conjunta, que envolve todos os departamentos da rede de Saúde, para que as doses sejam distribuídas e aplicadas nos grupos prioritários, o mais rápido possível. O trabalho garantiu a imunização de 100% dos públicos-alvo de idosos em ILPIs e indígenas.

Nesta sexta-feira, também foi concluída a vacinação de todos os profissionais do Hospital Anchieta – primeiro equipamento da rede a ter a estrutura modernizada para atendimento exclusivo de pacientes com Covid-19. Receberam a primeira dose médicos, enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, bem como os profissionais terceirizados (segurança, limpeza e cozinha), que atuam no equipamento de linha de frente, que oferta 100 leitos para pacientes do novo Coronavírus, sendo 81 de enfermaria e 19 de UTI.

De acordo com o prefeito Orlando Morando, há grande esforço para que as vacinas cumpram seu propósito de salvar vidas e controlar a transmissão do vírus. “Embora o primeiro lote enviado seja insuficiente, estamos muito otimistas com a aprovação por parte da Anvisa do uso emergencial do 2º lote da Coronavac. Isso nos dá a certeza de que iremos conseguir vacinar todos nossos profissionais de Saúde”, informou o prefeito Orlando Morando.