Mutirão ocorre no sábado e domingo, das 8h às 20h, para públicos previamente agendados. Foto: Gabriel Inamine/PMSBC
Mutirão ocorre no sábado e domingo, das 8h às 20h, para públicos previamente agendados. Foto: Gabriel Inamine/PMSBC

Neste final de semana, São Bernardo promoverá 24 horas de vacinação contra a Covid-19 para público acima de 18 anos. A iniciativa é mais uma ação que antecipa o calendário de imunização do Plano Estadual de Imunização (PEI). Com isso, a expectativa é que mais de 98% da população elegível esteja com pelo menos uma dose da proteção aplicada até o final de domingo, 15/08. Serão 12h de trabalho no sábado e mais 12h no domingo, com atendimento das 8h às 20h em ambos os dias, nos sete postos avançados do município.

“Qualquer pessoa que por algum motivo perdeu o prazo para tomar a primeira dose, bem como o atual público acima de 18 anos, deve agendar sua vacina, incluindo aqueles que estavam no final da fila, por terem se recusado a receber o imunizante por conta da marca. Nosso objetivo é aplicar 40 mil doses neste final de semana, contemplando as faixas etárias que já estão no momento de tomar a segunda dose”, declarou Morando.

Agendamento

O agendamento está disponível no site da Prefeitura (https://www.saobernardo.sp.gov.br/coronavírus) e no app São Bernardo na Palma da Mão. Também é necessário preencher os dados no site Vacina Já (www.vacinaja.sp.gov.br), do Governo do Estado, para agilizar o atendimento no dia da aplicação.

Segunda dose

A segunda dose estará disponível para os públicos de 45 a 59 anos com comorbidades (para quem tomou 1ª dose da Astrazeneca até o dia 5 de junho), profissionais de Saúde (para quem tomou 1ª dose da Astrazeneca até o dia 5 de junho) e adultos de 30 a 34 anos (para quem tomou 1ª dose da Coronavac até o dia 24 de julho).

Doses atrasadas

Para quem perdeu o prazo para recebimento da segunda dose, as vacinas de reforço em atraso são ofertadas por livre demanda, ou seja, sem necessidade de agendamento, no posto de vacinação do Clube dos Meninos, das 8h às 15h, no bairro Rudge Ramos. A partir de segunda-feira (16/08), o serviço será transferido para o posto do Ginásio Poliesportivo do bairro Jardim Lavínia.

Locais

Durante todo o fim de semana, a aplicação das doses será realizada nos sete postos avançados, com funcionamento das 8h às 20h. São eles: Paço Municipal (Praça Samuel Sabatini, 50, Centro), Ginásio Poliesportivo Adib Moysés Dib (Avenida Kennedy, 1.155, Parque Anchieta), Ginásio Poliesportivo do Jardim das Orquídeas (Estrada do Poney Club, 90, Alvarenga), Ginásio Poliesportivo do Riacho Grande (Rua Marcílo Conrado, 210, Riacho Grande), Clube dos Meninos (Av. Caminho do Mar, 3222, Rudge Ramos), Centro Esportivo do Jardim Lavínia (Av. Capitão Casa, 1.500, Jardim Lavínia) e Ginásio Poliesportivo do CREC Vila São Pedro (Ruas Tiradentes, 1845, e Santo Antônio, 300).

Números

São Bernardo segue como a quarta cidade do Estado que mais vacinou, atrás apenas da Capital, Guarulhos e Campinas, com 763.425 vacinas aplicadas, até a última quinta-feira, 12/08.

Solidariedade

Todos os postos de vacinação avançados de São Bernardo também são pontos de arrecadação de alimentos não perecíveis, das 8h às 16h, com a campanha Vacina Contra a Fome. A ação é realizada pela Secretaria de Assistência Social e pelo Fundo Social de Solidariedade, em parceria com o Governo do Estado. A campanha convida as pessoas aptas a se vacinar contra a Covid-19 a doar um quilo de alimento não perecível.

Veja o pronunciamento feito pelo Prefeito Orlando Morando nesta quinta-feira, 12/08: