Deputado federal Alex Manente visitou o prefeito Orlando Morando. Foto: Omar Matsumoto e Gabriel Inamine/PMSBC
Deputado federal Alex Manente visitou o prefeito Orlando Morando. Foto: Omar Matsumoto e Gabriel Inamine/PMSBC

A Prefeitura de São Bernardo recebeu importante reforço para a área de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, por meio de emenda parlamentar enviada pelo deputado federal Alex Manente no valor de R$ 10 milhões. A verba será aplicada na construção de um novo acesso na Rodovia Anchieta ao Corredor ABD, sentido Paulicéia, além da adequação de alça sentido São Paulo, que beneficiará motoristas que saem do Rudge Ramos.

A formalização do envio da emenda ocorreu durante visita do parlamentar ao gabinete do prefeito Orlando Morando, nesta quinta-feira, 22/04. A emenda será aplicada em projeto coordenado pela Secretaria de Transportes e Vias Públicas, que prevê melhorias no tráfego de veículos no entorno da Via Anchieta, na altura do km 16.

Conforme o prefeito, a verba vai colaborar para o avanço de importante obra de mobilidade urbana do município, que facilitará a vida de moradores e motoristas que circulam entre o Rudge Ramos e os bairros da Pauliceia e Taboão. “Toda essa articulação em prol de São Bernardo é fundamental para o desenvolvimento da nossa cidade e melhoria da qualidade de vida da nossa população”, destaca.

O recurso, destinado ao apoio à Política Nacional de Desenvolvimento Urbano Voltado à Implantação e Qualificação Viária em municípios do Estado de São Paulo, está previsto no Orçamento da União para 2021. “Trata-se do maior valor recebido por São Bernardo proveniente de emenda federal e uma importante conquista para nossa cidade”, observa o deputado federal, que mantém domicílio eleitoral em São Bernardo.

Melhorias viárias

Depois de quatro anos de melhorias na infraestrutura e mobilidade urbana de São Bernardo, com a entrega de quatro viadutos (Viaduto dos Bombeiros, Tereza Delta, Castelo Branco e Mamãe Clory) e sete corredores de ônibus, a Prefeitura segue com seu programa de modernização e melhoria da qualidade de vida da população. Dentro do Plano de Governo para 2021/2024, estão previstas diversas ações, entre elas a inauguração de cinco novos viadutos, instalação de corredores de ônibus, implantação de 72 km de ciclovias e ciclofaixas, 430 km de vias pavimentadas, entre outras medidas.