Torneio será iniciado neste sábado, dia 27 de maio, e segue até outubro, compreendendo categorias de sub-12 a sub-16, com 25 equipes- Fotos Gabriel Inamine

A cidade de São Bernardo irá receber a partir deste sábado (27/5) o tradicional Campeonato José Rossi 2023, torneio na modalidade de futebol amador. Voltada a crianças e jovens, a iniciativa integra o projeto Craques do Futuro, realizado pela Prefeitura de São Bernardo, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer. A competição segue até o mês de outubro, envolvendo as categorias de sub-12 a sub-16, dentro do mesmo conceito inspirado na formação social.

O campeonato disputado em São Bernardo vai contar com a participação de 25 equipes, incluindo três categorias (sub-12, sub-14 e sub-16). A proposta do torneio tem formato educativo e adaptado, que destaca a importância de educar por meio do esporte, valorizando o futebol como ferramenta para construção da cidadania. Os atletas/alunos participantes da competição devem, obrigatoriamente, estar matriculados na rede escolar.

“É um orgulho para São Bernardo ser palco de mais uma edição do Campeonato José Rossi, de valorização da educação aos jovens atletas. O torneio é um grande celeiro de jovens promissores do futebol, mas importante frisar o trabalho direcionado na base, por meio do Craques do Futuro, focado na criação de cidadãos”, sustentou o prefeito Orlando Morando. O nome da competição é uma homenagem ao ex-jogador e professor José Rossi, pioneiro na criação de escolinhas de formação esportiva em São Bernardo.

Torneio visa descobrir novos talentos

No período de quase cinco meses, serão pouco mais de 200 jogos até a grande final do campeonato. O secretário de Esportes e Lazer, Alex Mognon, pontuou que, como novidade na edição deste ano, o torneio terá a inclusão da disputa do Troféu Fair Play, na qual a equipe mais disciplinada será premiada. “A competição é de extremo significado ao fomentar valores nos atletas, e conta com forte apoio da sociedade. Estimamos a participação efetiva de cerca de 1.850 alunos no decorrer do campeonato.”

A competição terá fase de grupos, divididos em cinco blocos com cinco equipes cada. O fechamento da primeira etapa vai resultar na classificação dos 16 melhores times de cada categoria.

DESTAQUE – Em edições anteriores, o campeonato registrou a participação de jogadores de destaque em grandes clubes do futebol nacional e até internacional, como Samuel Lino (Valencia), Denilson (Cuiabá), Pablo (Vasco sub-20) e Riquelme (Palmeiras, campeão Sul-Americano Sub-17 pela Seleção Brasileira).