Comitiva de cidade do Interior visitou empresa integrante do programa com vistas a importar modelo. Foto: Divulgação/PMSBC
Comitiva de cidade do Interior visitou empresa integrante do programa com vistas a importar modelo. Foto: Divulgação/PMSBC

Atraída pelo case de sucesso do programa de Turismo Industrial implantado em São Bernardo, a delegação de Bebedouro, cidade do interior paulista, compareceu à empresa Masipack, que integra rota de visitação e é referência do projeto, inclusive, sediando ações da iniciativa junto a empresários e público kids. A proposta do tour se deu para conhecimento sobre o funcionamento do programa, com vistas a facilitar os processos a serem adotados.

A visita é fruto da palestra feita em Bebedouro por funcionários do departamento de Turismo de São Bernardo – essa agenda anterior ocorreu em novembro direcionada ao prefeito, secretários e empresariado da cidade e região. A empresa Palheiros Paulistinha, sediada no município do Interior, compôs o cronograma na ocasião e, conforme adiantado pela delegação, será a primeira firma a aderir o Turismo Industrial em Bebedouro, tendo o conceito de São Bernardo como modelo nacional.

Diretor de Turismo de Bebedouro, Marcus Carvalho Corrêa classificou a experiência como “oportunidade ímpar”. “Estar aqui em São Bernardo e acompanhar toda essa estrutura da empresa, e todos os processos envolvidos, nos deixa com sensação de valor agregado à marca. Vejo como isso é produtivo aos empresários que querem investir no Turismo Industrial”, avaliou.

“Estamos sempre disponíveis para apresentar e atender delegações que desejarem atuar com o Turismo Industrial nos moldes que adotamos aqui em São Bernardo. Laranjal Paulista, em São Paulo, e Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, são outros destinos que mantemos contato muito próximo em relação a este tema”, pontuou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Trabalho e Turismo, Hiroyuki Minami.

Representantes visitaram a empresa Masipack. Foto: Divulgação/PMSBC

Investimento

A Lei Complementar 1261/15, que trata dos municípios turísticos, prevê em seu texto um ranqueamento a cada três anos – balizado em critérios técnicos pré-estabelecidos – dos MITs e estâncias, divulgado pela Secretaria de Turismo do Estado no fim do ano passado. Com 78,5 pontos, São Bernardo ficou em segundo lugar dentre os 140 MITs, atrás apenas de Paraibúna e seguido por Araraquara, Barretos e Araras.

São Bernardo completa em março três anos de classificação como MIT. O destaque da posição da cidade no ranking estadual pode ser também mensurado se inseridas as estâncias na lista, uma vez que a pontuação é superior a 60 das 70 atuais estâncias, ou seja, dos atuais 210 municípios turísticos do Estado, São Bernardo se classificou no 12º posto.

Entre os principais motivos apontados para a pontuação de São Bernardo estão a diversificação de segmentos turísticos na cidade, como ecoturismo e cicloturismo, a marca do turismo industrial como identidade, presença de Centro de Informações Turísticas, apresentação de projetos de desenvolvimento da atividade e cumprimento do plano diretor de turismo, além da atuação do conselho municipal de turismo constituído, com participação de dois terços de representantes da sociedade civil.

O diretor do Departamento de Turismo e Eventos de São Bernardo, Fernando Bonísio, frisou que o fato de a cidade “figurar dentre os principais destinos turísticos de São Paulo é um grande avanço”. “Toda essa evolução é motivada principalmente pelo comprometimento desta administração em relação ao fomento da atividade.”

Retorno às feiras

Com o arrefecimento da pandemia de Covid-19, tem havido gradativamente retorno presencial da realização de feiras e eventos para incentivo do setor de Turismo, resgatando as atividades que divulgam as potencialidades das cidades como destino turístico. A próxima ação será na Feira de Turismo da AVIRRP, na sexta-feira (18) e sábado (19), em Ribeirão Preto. Está marcada também agenda para 5, 6 e 7 de abril, no Expo Center Norte, onde São Bernardo vai apresentar modelo de Turismo Industrial. Ainda neste semestre haverá participação na Abav Travel SP, em Lindoia, e da BNT Mercosul, em Itajaí (SC).