Todas as 33 Unidades Básicas de Saúde estarão abertas, das 8h às 17h, para a aplicação da primeira dose em crianças de 5 a 11 anos, e demais públicos, por livre demanda. Foto: Gabriel Inamine/PMSBC
Todas as 33 Unidades Básicas de Saúde estarão abertas, das 8h às 17h, para a aplicação da primeira dose em crianças de 5 a 11 anos, e demais públicos, por livre demanda. Foto: Gabriel Inamine/PMSBC

Neste sábado, 05/02, todas as 33 Unidades Básicas de Saúde (UBS) de São Bernardo participarão das 8h às 17h do mutirão de vacinação contra a Covid-19, para a aplicação da primeira dose em crianças de 5 a 11 anos e atualização do esquema vacinal de todos os demais públicos. A ação ocorre por livre demanda, ou seja, sem necessidade de agendamento.

De acordo com o prefeito Orlando Morando, o mutirão está alinhado ao “Dia C”, promovido pelo Governo do Estado, com ênfase na aplicação da primeira dose no público infantil antes do início das aulas. A ação também contempla os grupos de adolescentes e adultos que ainda não iniciaram ou completaram o esquema vacinal.

“Faço um apelo aos pais e responsáveis pelas crianças para que levem seus filhos aos postos de vacinação. A vacina estará disponível para todos os públicos, da primeira à quarta dose, sendo esta para os imunossuprimidos graves, com o objetivo de ampliar ainda mais os índices de cobertura vacinal da nossa cidade e nos protegermos do Coronavírus”, reforçou Morando.

Crianças

Até esta quinta-feira, 03/02, o município já aplicou 36.777 doses no público de 5 a 11 anos, o que apresenta uma cobertura vacinal de 50%. Para o secretário de Saúde. Dr Geraldo Reple Sobrinho, a marca é importante, porém, ainda está abaixo do recomendado. “Quanto antes vacinarmos nossas crianças, melhor. A vacina é segura e a única maneira de conseguirmos evitar novas altas de transmissão do vírus e novas variantes”, explicou Dr. Geraldo.

Doses disponíveis

As crianças de 5 anos e as imunossuprimidas de 5 a 11 anos receberão o imunizante da Pfizer, enquanto as demais podem ser protegidas tanto pela Pfizer quanto pela Coronavac. Todas as vacinas aprovadas pela Anvisa são seguras e eficazes. O intervalo entre as doses para crianças imunizadas com a dose da Pfizer pediátrica será de 56 dias e de 28 dias para aquelas que receberem a Coronavac.