A 9ª edição do ano do Multisaúde acontece nesta sexta-feira (27/10) na unidade do Bom Prato Dia & Noite, localizada na Rua Nicolau Filizola, nº 100, Centro. A ação será realizada das 10h às 15h em área externa do restaurante popular, com oferta de uma série de serviços de saúde, ações educativas e orientações à população, visando a prevenção de doenças e o bem-estar em comunidade.
Nesta edição, o público presente poderá realizar a checagem de pressão arterial, teste de glicemia capilar e testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite. Haverá ainda vacinação contra Influenza, Covid-19 e tétano, além de leitura da carteira de vacinação para atualização das demais doses previstas no calendário nacional em atraso.
Dúvidas também poderão ser sanadas nas tendas de orientações das áreas de vigilância em saúde sobre prevenção de doenças e agravos à saúde, alimentos, uso racional de medicamentos e prevenção de doenças em manicures e salão de cabeleireiros. Haverá ainda orientações sobre saúde bucal, PREP (profilaxia pré-exposição) e PEP (profilaxia pós-exposição) ao HIV e ações de prevenção do câncer de boca e tuberculose.
“Faremos uma grande força-tarefa para levar saúde e orientação para a população em geral, mas com foco naquela em situação de vulnerabilidade, como é o caso do público usuário do Bom Prato. Muitas vezes essas pessoas não acessam a rede de saúde e não têm conhecimentos sobre como prevenir doenças ou até mesmo detectá-las. O evento será em área externa, sem qualquer impacto no funcionamento regular do restaurante”, explicou o secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple Sobrinho. Por ser realizado em área aberta, em caso de condições climáticas desfavoráveis o evento poderá ser cancelado.
Outro diferencial desta edição do Multisaúde será a presença das equipes do Consultório de Rua, que realiza atendimento exclusivo para a população que vive em vulnerabilidade. O evento também vai disponibilizar serviço de quick massagem, água gratuita em parceria com a Sabesp, exposição de arte do Núcleo de Trabalho e Arte (Nutrarte), informações sobre saúde mental com as equipes do CAPS e orientações sobre emissão do cartão do idoso e da pessoa com deficiência.
FEIRA DE ADOÇÃO – O evento vai promover ainda mais uma feira de adoção de animais abrigados no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Todos os pets disponibilizados são castrados, vermifugados e vacinados. No site https://www.saobernardo.sp.gov.br/zoonoses é possível consultar alguns dos animais disponíveis para adoção. Para levar um bichinho para casa, basta ter mais de 18 anos, apresentar RG, comprovante de residência, um número de telefone para contato, passando ainda por orientações quanto à posse responsável.