São Bernardo por ser município de interesse turístico irá receber mais de R$ 570 mil - Foto Divulgação/PMSBC

Polo de inovação e desenvolvimento do País, São Bernardo ocupa classificação de destaque entre as melhores cidades para se empreender no Brasil. É o que mostra levantamento geral do Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) 2023, divulgado na segunda-feira (27/03), no qual o município encabeça ranking no Grande ABC e, superando diversas capitais, alcança o posto de 16ª na esfera nacional. O estudo registra um diagnóstico do ambiente de negócios entre as 101 cidades mais populosas do País. 

O índice é realizado pela Enap (Escola Nacional de Administração Pública). São Bernardo atingiu 6,837 pontos no levantamento, ficando à frente de 15 capitais, tais como Belo Horizonte (MG), Fortaleza (CE), Salvador (BA), Manaus (AM), São Luís (MA), Cuiabá (MT), Natal (RN), Maceió (AL), Belém (PA) e Vitória (ES). O ranking geral leva em consideração elementos fundamentais para o empreendedorismo, avaliando em cada cidade o ambiente regulatório, infraestrutura, mercado, acesso ao capital, inovação, oferta de talentos e cultura empreendedora.

“Temos implementado em São Bernardo, desde 2017, políticas públicas para criação de ecossistema gerador de novas oportunidades, com melhorias, inclusive, do ponto de vista estrutural. O resultado do estudo é um reconhecimento importante do nosso trabalho, calcado em estabelecer um cenário propício para investimentos, à abertura do próprio negócio e ao emprego, mediante sistema ágil, desburocratizado e sem aumento de tributos municipais”, frisou o prefeito Orlando Morando. Dentro do panorama estadual, São Bernardo ficou no 4º lugar, atrás apenas da Capital, Osasco e Jundiaí.

Prefeito Orlando Morando e Secretário Minami em Visita no CEITEC – Empreendedores ONG Cosbrin- Foto Gabriel Inamine/PMSBC

No quesito de mercado, São Bernardo ocupa a 5ª posição no País, com 7,780 pontos, avançando duas colocações em relação ao último ano. O índice se dá com base no mercado mais bem desenvolvido economicamente e com maiores potenciais de clientela, que aponta se as cidades são boas opções para se explorar novos empreendimentos. O elemento de infraestrutura de São Bernardo também trouxe impacto favorável no sucesso da atividade empreendedora. A análise indica o município, com malha viária fortalecida, na 11ª colocação neste quesito, com 7.32 pontos.    

Secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Trabalho e Turismo, Hiroyuki Minami destacou, além do ambiente apropriado para novos negócios, a atuação da Sala do Empreendedor de São Bernardo para consolidação da cidade no ranking nacional. “A Sala é a casa do fomento ao empreendedorismo. Firmamos um conjunto de ações para criar todo esse ecossistema, o que inclui ainda a oferta de oficinas, palestras e cursos de qualificação profissional, em convênio com Sebrae e Senac.”

CONCORRÊNCIA – Levantamento recente do governo federal apontou São Bernardo como a melhor cidade para se investir em toda a Região Metropolitana de São Paulo (RMSP). Os dados, divulgados em janeiro, se referem ao Índice de Concorrência dos Municípios (ICM) 2022, do Ministério da Economia, que avalia o ambiente de negócios no País, colocando sob análise 119 cidades brasileiras com mais de 250 mil habitantes.