Exame antígeno passa a ser processado nos próprios equipamentos, permitindo tratamento e isolamento precoces de pacientes positivos. Foto: Gabriel Inamine/PMSBC
Exame antígeno passa a ser processado nos próprios equipamentos, permitindo tratamento e isolamento precoces de pacientes positivos. Foto: Gabriel Inamine/PMSBC

Para fortalecer ainda mais o combate ao coronavírus, São Bernardo acelera a detecção rápida da doença, com a oferta de teste antígeno em todas as unidades de saúde municipais, que compreendem as 33 Unidades Básicas de Saúde (UBS), as nove UPAS 24h e o Complexo Hospitalar. A tecnologia já era ofertada no município desde o ano passado, mas a partir de agora o processamento do exame ocorre nos próprios equipamentos, com emissão do resultado em menos de 30 minutos.

Orlando Morando esteve na UBS do Baeta Neves acompanhado do secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple Sobrinho. Foto: Gabriel Inamine/PMSBC

A medida permite tratamento e isolamento precoce dos pacientes que apresentarem resultado positivo para a doença. O teste é indicado apenas para pessoas sintomáticas. De acordo com o prefeito Orlando Morando, que esteve na UBS do Baeta Neves, acompanhado do secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple Sobrinho, nesta quarta-feira (14/07), para conhecer o novo serviço, o papel do município é investir em todas as frentes para frear a pandemia.

“A vacinação contra a Covid-19 segue em ritmo acelerado, com avanço de mais de 65% da população já imunizada com a primeira dose e as outras frentes de combate à doença estão ativas e atuantes”, declarou Morando.

Casos positivos

O processamento do teste na própria unidade otimizou a detecção dos casos positivos. “Com essa tecnologia, ganhamos tempo, isolamos mais rapidamente o paciente, passamos a monitorá-lo e testamos também os contactantes. Essa eficiência da detecção evita a propagação desenfreada do vírus, coíbe novas variantes, oferta o tratamento adequado de forma precoce, previne o agravamento da doença e uma possível internação”, explicou Dr. Geraldo.

Além dos testes de antígeno, a cidade disponibiliza testes sorológicos e RT-PCR em toda sua rede de Saúde. Todo paciente que chega a uma unidade com queixas e sintomas da doença passa por avaliação médica, bem como realiza o teste. Até o momento, 311.011 testes para detecção da Covid-19 já foram realizados na cidade.

Outras cidades

É importante destacar que os testes não são exclusivos para moradores de São Bernardo. Munícipes de outras cidades também podem testar, desde que estejam com sintomas da doença.