Em parceria com Governo do Estado, programa promoverá cadastro das mulheres com deficiência para oferta de cursos nas áreas de renda e autonomia financeira e prevenção à violência. Foto: Gabriel Inamine/PMSBC
Em parceria com Governo do Estado, programa promoverá cadastro das mulheres com deficiência para oferta de cursos nas áreas de renda e autonomia financeira e prevenção à violência. Foto: Gabriel Inamine/PMSBC

Nesta quinta-feira, 12/08, São Bernardo, por meio da Secretaria de Cidadania e Pessoa com Deficiência, firmou protocolo de intenções com o programa TODAS in-Rede, desenvolvido pelo Governo do Estado, cujo objetivo é incidir na promoção de empoderamento e emancipação das mulheres com deficiência, visando favorecer a melhoria da qualidade de vida e inclusão social desse grupo.

A adesão ao programa ocorreu durante evento online, realizado com a participação do prefeito Orlando Morando, da secretária de Estado dos Diretos da Pessoa com Deficiência, Célia Leão, da primeira-dama e presidente do Fundo Social de São Paulo, Bia Doria, da deputada estadual, Carla Morando, do secretário de Cidadania e Pessoa com Deficiência de São Bernardo, Pery Cartola, e da coordenadora das Delegacias de Defesa da Mulher do Estado de São Paulo, Dra. Jamila Ferrari.

Com a oficialização do acordo, São Bernardo passa a contar com cadastro das mulheres com deficiência para a integração à rede virtual do programa TODAS in-Rede, mobilizando uma grande ação que dará visibilidade e voz às participantes. Através do programa serão oferecidos a essas mulheres cursos voltados para quatro áreas estratégicas: trabalho, renda e autonomia financeira; prevenção à violência; empoderamento, autoestima e liderança, e ainda sobre direitos afetivos, sexuais e reprodutivos.

Conferência foi realizada de forma virtual. Foto: Gabriel Inamine/PMSBC

“O programa TODAS in-Rede é uma política pública de extrema importância, pois nos dará condições e ferramentas para promover a inclusão de mulheres com deficiência. Da nossa parte, a Prefeitura fará tudo que for necessário para promover ações efetivas para garantir mais qualidade de vida a este público. Afinal, me orgulho de poder celebrar este convênio no mês de aniversário de 468 anos de São Bernardo”, destacou Morando.

Segundo a secretária estadual, Célia Leão, a chegada do programa em São Bernardo vem ao encontro da necessidade do Poder Público estar mais próximo das mulheres com deficiência. “O TODAS in-Rede nos permite oferecer um atendimento diferenciado a este público, possibilitando a capacitação da mulher com deficiência, além do levantamento de informações que contribuirão na criação de políticas públicas”.

Na avaliação do secretário de Cidadania e Pessoa com Deficiência de São Bernardo, Pery Cartola, a adesão ao programa permitirá ainda que o município passe a debater ainda mais ações voltadas às pessoas com deficiência, em especial mulheres. “Iremos encorajar todas as mulheres, com ou sem deficiência, as empoderando através de políticas públicas efetivas”.

Informações

Para participar do programa, é necessário que a pessoa com deficiência se cadastre para receber conteúdos exclusivos, além de se unir a centenas de outras mulheres para troca de informações, acessando o site www.todasinrede.sp.gov.br. No portal é disponibilizado ainda canal ativo de comunicação que oferece informações sobre cursos gratuitos, acesso à Delegacia da Mulher, ao Sebrae, a Univesp, secretarias estaduais, entre outros conteúdos.