Objetivo é unir forças sobre prevenção e diagnóstico do câncer de mama e do colo do útero e no combate à sífilis e sífilis congênita - Fotos - Helber Aggio_PSA

 Neste ano, a Secretaria de Saúde de Santo André promoverá uma grande ação extramuros, envolvendo esforços de profissionais de toda a rede, para marcar o inédito Outubro Verde e Rosa. Além da já tradicional campanha sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero (Outubro Rosa), o município vai conscientizar, de forma conjunta, sobre o combate à sífilis e à sífilis congênita – que se previamente diagnosticada e adequadamente tratada não passa da mãe para o bebê (Outubro Verde).

Santo André vem cumprindo as metas para a eliminação da transmissão vertical de HIV e sífilis e está prestes a receber o selo nacional de boas práticas no combate às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). A certificação está prevista para este mês, após visita de técnicos do Ministério da Saúde, que acompanharam de perto as estratégias colocadas em prática nas unidades e programas do município durante três dias em setembro.

“Hoje, Santo André se destaca pela união de esforços dos diferentes serviços e equipamentos de saúde. Essa integração da rede tem o único objetivo de respeitar e aplicar os princípios do SUS com qualidade e de forma humana, o que se reflete na união dessas duas causas tão importantes do calendário da saúde, o Outubro Rosa e o Outubro Verde”, ressalta o prefeito Paulo Serra.

Saúde Fila Zero – Durante todo o mês de outubro, serão realizados mutirões, com a oferta de 4 mil exames de mamografia e 3 mil de ultrassom (de mama e transvaginal), inclusive para a população trans, no Hospital da Mulher, dentro do programa Saúde Fila Zero. Com essa força-tarefa será zerada a fila de espera – represada desde a pandemia – e otimizado o fluxo de atendimento das novas demandas, reduzindo para no máximo 40 dias o tempo de espera entre o agendamento e a realização de exames.

No início de setembro, o hospital recebeu três novos aparelhos de ultrassom, além de um novo equipamento de mamografia e um de densitometria óssea. “Esses novos equipamentos vão aumentar em 30% a capacidade de exames de imagem. Também foi ampliado o horário de atendimento durante a semana, até o período noturno, e aos sábados” destaca o secretário de Saúde, Gilvan Junior.

Dia D – Ao longo do mês, o Hospital da Mulher terá ainda orientação sobre sexo seguro e transmissão da sífilis para pacientes e seus acompanhantes, e distribuição de preservativos. Já no dia 24, batizado de “Green and Pink Day”, usuárias presentes no ambulatório de mamografia poderão realizar teste para sífilis e outras ISTs.

Ações em rede – Além do Hospital da Mulher, as unidades da Atenção Básica, Especializada, de Urgência e Emergência (UPAs e Samu), o Departamento de Vigilância à Saúde (DVS), por meio do Núcleo de Prevenção IST/Aids, e o Centro Hospitalar Municipal de Santo André (CHMSA) estarão envolvidos no Outubro Verde e Rosa.

Em 18 Policlínicas e Clínicas da Família serão realizadas palestras e rodas de conversa sobre prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama, câncer do colo do útero e sífilis.

Ao todo, serão 20 palestras e cerca de 55 ações de cuidado e autocuidado, com oferta de testes rápidos, terapias, oficinas de beleza e nutrição, aulas de dança, alongamento e artesanato para colaboradoras e usuárias dos serviços.

Todas as 34 unidades de saúde do município realizarão o exame de papanicolau por livre demanda (sem necessidade de agendamento) em outubro. De julho até o dia 20 de setembro, 7.297 exames foram realizados.

Combate à pobreza menstrual – A entrega do primeiro kit com absorventes e artigos de higiene íntima do projeto “Dignidade Menstrual”, da Secretaria de Saúde em parceria com o Núcleo de Inovação Social, também ocorrerá no mês de outubro. O lançamento será no dia 11, às 10h, na Clínica da Família Jardim Alzira Franco.

No dia 17, das 12h às 16h, será promovida a ação educativa “Saúde ao Alcance das Mãos”, do Departamento de Vigilância à Saúde (DVS) e do Hospital da Mulher, no Calçadão da Oliveira Lima.

No local, será montada uma tenda multiprofissional para orientações sobre a importância do autoexame e da mamografia para o diagnóstico precoce do câncer de mama. Também serão fornecidas informações sobre a sífilis adquirida e a sífilis congênita, com oferta de testes rápidos – para os casos positivos, haverá acolhimento e encaminhamento às unidades de saúde.

“Ao alcance das mãos se refere à facilidade de acesso à informação, diante da distribuição de materiais orientativos, e ao autoexame das mamas. Nossa proposta é unir os saberes e competências dos equipamentos de saúde do município e realizar uma grande ação extramuros”, explica a diretora técnica do Hospital da Mulher, Ana Paula Ponceano.

O Outubro Verde e Rosa em Santo André será encerrado com um grande encontro, aberto ao público e aos profissionais da saúde, no auditório do Centro Hospitalar Municipal (CHMSA), no dia 30. A partir das 14h, será apresentada a peça “Ou tu arrisca, ou tu si toca”, sobre a importância do autoexame de mama, seguida de bate-papo com especialistas da rede nos temas trabalhados ao longo do mês.

A programação completa das ações da Saúde no Outubro Verde e Rosa está no site SA em Movimento, disponível no link https://web.santoandre.sp.gov.br/portal/agenda